Apesar do litoral norte alagoano reunir uma maior quantidade (com grande homogeneidade) de praias consideradas paradisíacas, em especial diante de seu aspecto selvagem (acesso ainda restrito a algumas localidades preservadas do turismo de massa), pousadas de charme (Rota Ecológica) e grandes resorts (Maragogi), piscinas naturais (é onde está a Costa dos Corais) e coqueirais a perder de vista, o litoral sul alagoano também revela suas “pérolas do Atlântico”.

Neste contexto, poderíamos destacar as praias do Saco, Francês, Barra de São Miguel, Gunga, Pontal do Peba (Foz do Rio São Francisco)  e Pontal do Coruripe, que são tanto conhecidas pelos turistas como pelos alagoanos.  Todavia, existe outra localidade agraciada por belas paisagens que é bem conhecida pelos turistas que visitam Alagoas, mas pouco visitada pelos alagoanos: a praia de Duas Barras, também chamada de Dunas de Marapé.

Esta praia fica no município de Jequiá da Praia (na barra do Rio Jequiá), e, para quem sai de Maceió, está situada após a praia do Gunga, a 70 km da capital alagoana. De fato, a maioria esmagadora dos alagoanos nunca esteve lá. Podemos dizer que é uma praia quase que exclusivamente de turistas.

Em um ambiente que reúne distintas paisagens, com destaque para a foz de rios, lagoa (de Jequiá, a maior de água doce do Estado de Alagoas), arrecifes, mata, mangues, dunas, coqueirais, dentre outros, a praia de Duas Barras é um oásis de tranquilidade, onde turistas de todos o país, levados por pequenas excursões que saem de Maceió, passam o dia, entre banhos de rio e de mar, passeio de barco, caminhadas por trilhas e almoço com comida regional.

Neste verão 2013/2014, se você estiver por Alagoas, certamente deve reservar a um dia para conhecer este lugar maravilhoso. E se você é alagoano, tem todo o ano para conhecer este mais um lugar fascinante deste pequeno Estado brasileiro

Reportagem do Jornal Hoje sobre a praia:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/10/conheca-belezas-naturais-do-litoral-sul-do-estado-de-alagoas.html