Não sei se você sabia. O compositor da marchinha de carnaval “Mamãe eu quero” é alagoano, de Maceió. Ele se chama José Luís Rodrigues, o “Jararaca”, e viveu entre 1896 e 1977.

A famosa música, presente em qualquer carnaval que se preze, foi lançada pela primeira vez em janeiro de 1937.

E mais: nos anos 40, ela foi traduzida e lançada no mercado norte-americano nas vozes de Bing Crosby e Carmen Miranda. Esta cantou a música de Jararaca e Vicente Paiva no filme “Serenata Tropical” (1940), indicado ao Oscar em três categorias técnicas (Melhor Fotografia, Direção de Arte e Melhor Trilha Original).

Jararaca fazia dupla com Ratinho, e fizeram muito sucesso.

“Marcha carnavalesca de autoria de Jararaca, Mamãe eu quero caiu na graça dos ianques a partir da versão da portuguesa naturalizada brasileira, famosa no cinema de Hollywood, Carmem Miranda, e ganhou mais de vinte uma versões em inglês, especialmente a difundida internacionalmente na voz de Bing Crosby. Com suas anedotas, causos e adivinhações calcadas no espírito troçador que tinham os verdadeiros artistas, deixaram mais de 800 discos de 78 rpm e dois LPs onde alternavam números musicais com vasto anedotário”.

Segundo o blog tudoglobal, ao se referir às marchinhas de carnaval: “Algumas são muito conhecidas no mundo inteiro, a exemplo de “Mamãe eu quero”, do alagoano Jararaca (a composição brasileira mais conhecida no planeta).

Se você quiser ver e ouvir “Mamãe eu quero” interpretada por Carmen Miranda, é só clicar no link abaixo:

http://www.vagalume.com.br/carmen-miranda/mamae-eu-quero.html

l

