Número de salas de cinema nos Estados brasileirosl: indicativo cultural?

Tive a curiosidade de pesquisar a quantidade de salas de cinema nas unidades da federação brasileira, especialmente movido pela notícia que a ANCINE estaria liberando uma linha de crédito de R$ 140 milhões para digitalização das salas de cinema administradas por empresas brasileiras.

Também sempre tive curiosidade em saber se o número de cinemas em cada unidade federativa pode ser considerado um indicativo cultural (assim como também o número de teatro, bibliotecas e de livrarias). Não sou especialista no assunto, mas acredito que é mais um dos muitos indicativos que podem ser levados em consideração.

A lista abaixo foi retirada do wikipedia, e não contempla todos os Estados:

ACRE – 4
ALAGOAS – 14
AMAZONAS – 40
BAHIA – 65
DF – 76
MARANHÃO – 24
PARÁ – 38
PARAÍBA – 24
PERNAMBUCO – 62
PIAUÍ – 8
RIO GRANDE DO NORTE – 19
RONDÔNIA – 5
SERGIPE – 19
TOCANTINS – 11

Para Alagoas, os números podem não ser alentadores, mas vêm melhorando nos últimos anos e tendem a crescer, com a inauguração dos shopping Parque Maceió (8 salas) e Pátio Garden Arapiraca (6 salas). Até o próximo ano, no máximo, Alagoas passará a ter o dobro de salas, no caso, 28, o que ainda é muito pouco, se for levado em consideração os números de Amazonas e Pará, por exemplo. Ressalte-se ainda que em quase todos os Estados de federação estão sendo construídos novos shoppings. Um dado positivo para Alagoas é que finalmente haverá a interiorização do cinema, com as salas de Arapiraca. Também destaco que Maceió passará a ter cinemas em 5 diferentes locais, dando mais opções para a população.