MInhas cidades preferidas VI. Istambul

Qual a cidade que proporciona a seu visitante uma visita a dois continentes? Esta cidade, que já foi sede do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, que já foi governada por sultões, que já se chamou Bizâncio e Constantinopla, está situada em um ponto de ligação entre a Europa e a Ásia. O estreito de Bósforo separa a Istambul europeia da Istambul asiática.

Istambul apresenta inúmeros monumentos para o turista, como a imponente Mesquita Azul, a Haghia Sofya (que faz foi igreja, mesquita e hoje é um museu), o Palácio Topkaki, o Grand Bazar (com mais 5.000 lojinhas), a Torre de Gálata, e mais um punhado de mesquitas e minaretes. Sem contar os banhos turcos, os restaurantes onde se come muito cordeiro e se toma chá de maçã.

Estive em Istambul no verão de 2010. A cidade é imensa (uma das maiores do mundo). Apesar da população de muçulmana, o turco, especialmente o de Istambul, é liberal e tolerante. Mesmo assim, não deixa de ser turco: você poderá sentir isto no Grand Bazar, que vende os mais diversos produtos. A experiência de uma compra por lá é inesquecível: para começar, em muitas vezes, não existe preço nas mercadorias e se você se interessar por algum produto, começará uma grande barganha: de um lado, o lojista dá o preço, do outro, você tenta abaixar, e daí ele vai perguntar quanto você se dispõe a pagar e a negociação continua até alguém desistir..Coisas que você só vive em uma cidade tão rica sob o aspecto cultural.

Istambul é uma ótima experiência para todos os sentidos.

Anúncios