Alguns alagoanos brilhantes

Neste dia 21 de fevereiro de 2013, haverá a entrega do Prêmio Expressão Alagoana a diversas pessoas, nascidas ou residentes na Terra dos Marechais, que de alguma forma se destacaram por seu talento ou por iniciativas dignas de aplauso, no Brasil e no mundo.

Acho que uma sociedade não pode viver só de cultos a personalidades, pois um povo se mede por sua homegeneidade, e não somente por figuras isoladas. Mas também considero que devemos prestar o devido reconhecimento àqueles que se esforçaram mais, que atingiram objetivos relevantes, que contribuíram para engrandecer o nome de seu Estado. Neste tocante, somos pródigos: não existe exemplo no país de Estado pequeno e insignificante no quadro econômico e político brasileiro, mas com tantas figuras ilustres: de Graciliano Ramos a Pontes de Miranda, de Nise da Silveira a Marechal Deodoro, de Floriano Peixoto a Jorge de Lima, de Cacá Diegues a Paulo Gracindo, de Djavan a Lêdo Ivo, de Arthur Ramos a Aurélio Buarque de Holanda, de Teotônio Vilela a Dom Avelar Brandão, de Hermeto Pascoal a Zumbi dos Palmares.

A homenagem feita hoje aos alagoanos de hoje é mais que válida: deve ocorrer sempre. Afinal, não devemos reconhecer o valor apenas dos que já se foram; é importante incentivar aos que ainda estão por aqui a continuarem produzindo mais.

Sobre o prêmio em questão:

“O governador Teotonio Vilela entrega nesta quinta (21) às 20h, no Teatro Deodoro, o prêmio Expressão Alagoana. Criado pelo decreto 24.562, de 5 de fevereiro de 2013, o prêmio reconhece e valoriza o esforço e o sucesso de cidadãos alagoanos, naturais ou residentes, que ganharam repercussão, por seu talento, projetando Alagoas no cenário nacional e internacional. O prêmio será anual e nesta edição, homenageia 19 pessoas.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, afirma que com a iniciativa, o Governo reconhece e torna público, de forma oficial e em âmbito estadual, feitos grandiosos de alagoanos que ultrapassaram as barreiras geográficas e se notabilizaram em suas áreas de atuação. “Essa é uma forma de o Governo valorizar o mérito e a ousadia dessas pessoas, cidadãos comuns que se mostraram inovadores e exemplares para o nosso povo”, comenta.
De acordo com o decreto que institui o prêmio, a seleção dos agraciados é feita a partir de indicações de órgãos do Poder Executivo e demais poderes, além de representações da sociedade civil, devidamente acompanhadas de justificativa e argumentos, sendo a decisão final do governador do Estado. Os agraciados possuem perfis diferenciados, incluindo estudantes, pesquisadores, artistas, atletas, empresários e profissionais de áreas diversas. Nas áreas educacional e científica, figuram a estudante da rede pública estadual Layane Rayelly, que venceu concurso de redação promovido pelo Senado Federal em 2012; as alunas do Senac Alagoas Jéssica Marques e Alinéia Souza, que receberam bronze na Olimpíada do Conhecimento 2012; a estudante Larissa Maranhão, nota máxima na redação do Enem 2012 e criadora do Blog EnemRed; os criadores do melhor aplicativo de inclusão social do mundo, o Hand Talk, Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz; o medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas, Indiana Jhones, e a desenvolvedora do projeto TV Digital Assistiva e Interativa, finalista do Prêmio Pense em Inovar, Fabiana Toledo.
Nas áreas artística e esportiva, o atleta Yohansson Nascimento, medalhista paralímpico; o chefe de cozinha Guga Rocha, finalista no reality show Superchef, da TV Globo; o designer Felipe Sarmento, detentor de diversos prêmios da categoria; o cantor Wado, vencedor do Prêmio VMB Brasil 2012, na categoria Melhor Música; o vice-campeão brasileiro da série B de 2012, Zé Carlos; o arquiteto Osvaldo Tenório, vencedor do 2º Prêmio Casa Cláudia Design de Interiores, o mais importante da categoria no Brasil; o estudante Rafael Raposo, que venceu o Campeonato Brasileiro de Empilhamento Esportivo de Copos, promovido pela Rede Globo.
A área empresarial também foi destaque, através da Indústria Sococo, comandada por Emerson Tenório e escolhida como a melhor empresa na 8ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio 2012, da Revista Globo Rural; e através do empresário Nilo Bugarelli, que ganhou importantes prêmios na área turística, dentre eles, o Global Awards, da WTM, de Londres. Outra área agraciada nesta edição foi o jornalismo alagoano, através do jornalista Odilon Rios, que recebeu, em 2012, o Prêmio Esso nacional, o mais tradicional e importante da área no País”.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=142398

Anúncios