Além da beleza, as praias de Alagoas geram uma discussão interessante: a de qual é a praia mais bonita do Estado.

Presentes em todas as listas das praias mais belas do litoral brasileiros, as praias alagoanas ficam se revezando nestas listagens: ora é o Francês, ora é o Gunga, às vezes é alguma de Maragogi, em outras é uma de São Miguel dos Milagres. Também já vi listas em que Carro Quebrado estava presente, assim como também a Ponta Verde.

Recentemente, o Guia Brasil 4 Rodas 2013 colocou a praia de Patacho, no município de Porto de Pedras como uma das poucas praias brasileiras 5 estrelas. Não sei se estão em algum ranking, mais praias como Barra de São Miguel, Japaratinga, Pajuçara, Foz do Rio São Francisco, Ipioca e Pratagy poderiam constar em qualquer seleção das praias mais belas do país.

Apesar de ser um Estado pequeno, Alagoas possui praias de variadas propostas: com falésias, com piscinas naturais, com dunas, com mar calmo, com mar com ondas, urbanas, desertas etc.

A presença de várias praias alagoanas em diferentes listagens nacionais e internacionais indica que apesar da variedade, sempre é mantida a qualidade. É interessante que eu não consigo apontar uma única praia de Alagoas que não seja bonita. Certamente alguém poderá indicar praias que estão decadentes, como a praia da Avenida, em Maceió, infelizmente poluída pelo Riacho Salgadinho, especialmente quando chove forte. Mas esta praia, pasmem, ainda hoje é considerada por muitos a mais bonita da capital alagoana.

Imagem

As praias de Alagoas são como um concurso de miss: você pode ter uma favorita, mas todas elas são lindas.

Imagem