Dentre as cidades europeias que mais gostei de visitar, reservo um espaço especial para pequenas cidades históricas, e que praticamente se mantém intactas desde a Idade Média.

Destacarei neste post 6 cidades que visitei em épocas diferentes de minha vida. A primeira, em 1998, foi Lübeck, no norte da Alemanha. Esta cidade é linda, bem preservada, e fez parte da Liga Hanseática. Tem inúmeras igrejas com a torre pontuda e verde e um belo portão de entrada da cidade, que tem seu centro histórico cercada por muralhas e por um rio.

Imagem

Outra cidade que visitei, deste vez em 2003, foi Carcassonne, no sul da França (próxima à fronteira com a Espanha). Esta é uma autêntica cidade medieval, parece um cenário de filme de época. É belíssima e tem muitas lojas de souvenir.

Imagem

A próxima cidade da lista é Ávila, cidade espanhola próxima à Salamanca, onde morei. Ávila tem as muralhas mais bem conservadas da Europa. É uma cidade mística, pois tem alguns santos que nasceram e viveram lá, como Santa Teresa de…Ávila.

Imagem

Outra cidade murada bem interessante é Lucca, na Toscana, região da Itália. É bem pequena, tem um centro histórico bonito e a principal praça é em formato oval, bem interessante. Lucca é uma cidade irmã de Maceió.(http://oriundi.net/site/oriundi.php?menu=noticiasdet&id=14256)

Imagem

Ano passado estive pela segunda vez na pequena Óbidos, em Portugal. Toda murada, a cidade (ou vila) de Óbidos tem casinhas brancas lindas e um comércio bem interessante. Lá é comemorado o Natal mais bonito de Portugal. Uma tradição da região é tomar a ginjinha, um licor delicioso colocado em um copinho de chocolate.

Imagem

A última cidade de minha lista é Dubrovnik, na Croácia. Situada às margens do Mar Adriático, é uma cidade linda, bem preservada, e que me surpreendeu bastante. Tem algumas das praias mais bonitas que já vi.

Imagem