Imagem

Berlim é uma das cidades mais interessantes que já visitei. Coincidentemente, ela e a Alemanha têm uma situação especial: podem  não ser as mais bonitas (como Paris e a Itália são), podem não ser as que têm mais atrações turísticas (como Londres e a Espanha), podem não ser as mais famosas (como Roma e a França), mas são sempre ótimas pedidas. Sou suspeito para falar, pois a Alemanha é meu país favorito no exterior, e apesar de não ser um país tão badalado turisticamente como outros, para mim, tem jóias raras, seja nas cidades pequenas, médias ou grandes.  Seu segredo é a variedade e a qualidade de tudo que oferece, de paisagens naturais e lindas construções.

Falar em cidade grande na Alemanha é falar em Berlim. Com a unificação, tem cerca de 3,5 milhões de habitantes. É uma cidade complexa, com muitos estilos de arquitetura, com influências da Prússia, do comunismo, do capitalismo…Já tentaram fazer de Berlim a Paris da Alemanha. Não precisa…Berlim tem brilho próprio. Hoje, é uma das cidades mais cosmopolitas do planeta. Tem áreas históricas (região central do antigo lado oriental), áreas modernas (Sony Center), tem lindos parques (Tiergarten), e muita coisa para fazer.

Mas se você só tiver um dia em Berlim, percorra a Unter den Linden, uma avenida que reúne inúmeros prédios históricos.

Imagem

Do Portão de Brandemburgo até a Catedral dá cerca de 1 hora caminhando, devagar, apreciando a beleza e os vários estilos arquitetônicos dos prédios mais bonitos da capital alemãImagem.