Imagem

Diz a sabedoria popular que “santo de casa não faz milagre”, ou “casa de ferreiro, espeto de pau”, ou “a grama do vizinho é mais verde”.

É algo relativamente comum a gente dar mais valor a algo que não nos pertence. No turismo, às vezes conhecemos muito bem outras cidades, estados e países, quando sequer fomos dar um passeio nas atrações turísticas da nossa terra.

Particularmente, adoro viajar ao exterior, por tudo que esta experiência rica proporciona. Mas não abro mão de conhecer meu país: do Pará ao Rio Grande do Sul, já visitei todos os Estados litorâneos (Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul). Falta Santa Catarina, mas já tenho passagem comprada para conhecê-la em breve. Também já estive em Minas Gerais, em Goiás e no Distrito Federal. Ainda falta muito? Lógico que sim, vivemos em um país continental.

Também posso afirmar que conheço bem o Estado de Alagoas. Evidentemente, há municípios que são conhecidos por mim apenas por fotos, mas já estive pessoalmente na grande maioria deles. Há belezas escondidas e pouco divulgadas, como a vista que se tem da Lagoa Manguaba ao descer a ladeira que vai dar no Pilar, as cachoeiras e a Mata Atlântica em Murici e Viçosa, a Lagoa do Roteiro, as serras e bicas de Boca da Mata, o lago azul de Marechal Deodoro, etc.

Imagem

Imagem

Imagem

As atrações acima são pouco conhecidas dos alagoanos, o que parece ser natural, pois se tratam de locais de quase nenhuma divulgação turística. Entretanto, as grandes atrações turísticas do Estado de Alagoas também são meras desconhecidas por boa parte da população da Terra dos Marechais.

Neste contexto, pergunto: você já foi a lugares como a Foz e os Canyons do Rio São Francisco? Conhece as cidades históricas de Penedo e de Piranhas? Já esteve na Serra da Barriga, palco do Quilombo dos Palmares? Já mergulhou nas piscinas naturais da Pajuçara ou nas Galés de Maragogi? Já foi às praias de Duas Barras (Dunas de Marapé), São Miguel dos Milagres e de Carro Quebrado?

Imagem

Imagem

Somente citei atrações top do Estado de Alagoas, que são objeto de passeios e excursões de quase todos os turistas que chegam por aqui. Algumas, como a Piscina Natural da Pajuçara (que já ganhou prêmio de melhor atração turística do Brasil), estão a poucos minutos dos maceioenses.

Assim, na próxima vez que você for se planejar para fazer uma viagem, pense antes: será que não posso aproveitar as atrações de minha própria cidade, de meu próprio Estado? Esta constatação serve para vários outros lugares: conheço cariocas que só vão ao Corcovado ou ao Pão de Açúcar quando fazem o papel de guia para os amigos e familiares que estão visitando a Cidade Maravilhosa.

Imagem

Imagem