Qual o mar mais bonito do Brasil?

Não serão poucos os que responderão: o mar de Alagoas.

De que praia se está falando? De todas: de norte a sul, os 230 km de praias do litoral alagoano revelam várias praias de estilos diferentes, mas todas elas lindas.

Desafio alguém a apontar uma única praia em Alagoas que não seja bonita. Tanto isto é verdade que se for feita uma pesquisa entre os alagoanos para apontar quais as cinco praias mais bonitas do litoral do Estado, sou capaz de apostar que serão citadas mais de 50 praias diferentes. Dúvida?

No Litoral Sul, temos: Pontal do Coruripe, Delta do São Francisco, Dunas do Marapé, Lagoa do Pau, Pontal do Peba, Praia do Gunga, Pituba, dentre outras. No Litoral Norte, podemos citar: Barra de Santo Antônio (Carro Quebrado), Japaratinga, Maragogi, Passo de Camaragibe (Praia do Morro), São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras (Patacho). Em Maceió, um belo conjunto formado por Guaxuma, Ipioca, Garça Torta, Pratagy, Pajuçara, Pontal da Barra, Ponta Verde, Praia da Avenida,  Cruz das Almas, Sete Coqueiros, Jatiúca. Nas cidades da Região Metropolitana, no Litoral Sul: Barra de São Miguel, Praia do Francês, Praia do Saco. No Litoral Norte: Paripueira, Sonho Verde, Tabuba, etc.

Todas estas praias citadas (e olhe que generalizei, pois Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, por exemplo, não têm somente uma praia de encher olhos, mas várias delas) certamente seriam citadas pelos consultados.

O grande diferencial das praias de Alagoas é sua cor. Ou melhor, suas cores. Isto tanto porque há praias de mar puxando para o verde, outras puxando para o azul, e algumas com várias tonalidades, que se alternam numa imagem mais que perfeita.

O que faz do mar de Alagoas tão bonito? A geografia e a biologia podem oferecer alguns subsídios, como o fato do litoral de Alagoas não sofrer tanto com foz de rios que tornam turva a água, como acontece em outros lugares, ou mesmo pela circunstância do litoral do Estado ter muitos arrecifes, o que deixa o mar calminho, cheio de piscinas naturais. Até a presença de muitas algas marinhas (e até mesmo do sargaço, às vezes tão odiado) deixa a cor do mar alagoano sem igual.

Como as pessoas gostam de fazer comparações ou associações, dizem que a cor do mar por aqui fica bem próxima da do mar do Caribe. Para mim, a cor do mar de Alagoas se parece com a cor do mar de… Alagoas mesmo. Coisa única, tanto que já houve o lançamento pela Suvinil da cor de tinta chamada Maragogi. O cantor Carlos Moura já entoava “Mergulhar no azul piscina do mar de Pajuçara…” Djavan, o maior cantor das Alagoas, ao escrever “Azul”, pedia que “Alga marinha, vá na maresia
buscar ali um cheiro de azul” e confessava: “essa cor não sai de mim,
bate e finca pé”.

Quais são os tons da cor do mar em Alagoas???

Responderei postando algumas fotos que falam por si mesmas:

Maragogi:

Imagem

Imagem

Imagem

Japaratinga:

Imagem

Imagem

Porto de Pedras:

Imagem

Imagem

São Miguel dos Milagres:

Imagem

Imagem

Passo do Camaragibe:

Imagem

Imagem:

Barra de Santo Antônio:

Imagem

Paripueira:

Imagem

Maceió:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Marechal Deodoro:

Imagem

Barra de São Miguel:

Imagem

Roteiro (Praia do Gunga):

Imagem

Imagem

Jequiá da Praia (Dunas de Marapé):

Imagem

Coruripe:

Imagem

Feliz Deserto:

Imagem

Piaçabuçu:

Imagem

De norte a sul, as praias alagoanas são maravilhosamente lindas. Uma dádiva da natureza. 15 municípios alagoanos voltados para o Oceano Atlântico: cada um com praias mais bonitas que as outras. Cada uma delas com um tom único, variando do verde para o azul; do azul para o verde. 50 tons…do paraíso.