Hoje, a história teve mais um importante capítulo: a escolha do novo Papa da Igreja Católica Romana. Pela primeira vez, foi escolhido um papa da América Latina, um jesuíta, e, por incrível que pareça, somente hoje um Papa escolheu o nome de Francisco.

Surpreende-me que somente agora o nome de Francisco tenha sido escolhido, já que se trata de uma das principais figuras do cristianismo de todos os tempos. Francisco, que fez uma clara opção pelos pobres, é para mim o grande símbolo da solidariedade.

Ele viveu em Assis, cidadezinha italiana de beleza ímpar. Situada no alto de uma montanha, há dias em que Assis fica encoberta pela neblina. Suas ruas estreitas, suas inúmeras igrejas, a Basília de São Francisco (restaurada após um recente terremoto),  seu clima místico, sua arquitetura medieval, tudo isto tive a oportunidade de conhecer em 2005, e quero repetir a dose.

Imagem

É possível, saindo de Roma de trem ou de ônibus, fazer uma visita à Assis durante um dia, voltando à capital italiano no fim da tarde. Vale muito a pena.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Que o exemplo do filho mais ilustre de Assis possa inspirar o novo Papa.

Imagem

Anúncios