A orla mais bonita do Brasil mudou muito nos últimos 40 anos. Ele se povoou e se verticalizou, mas respeitando o padrão de altura das construções, o que se traduz em um conjunto muito harmonioso entre a natureza e as edificações. Não obstante, muitos problemas surgiram, como a questão do trânsito e do fornecimento de serviços como água, energia elétrica e saneamento, ainda com dificuldades nestes bairros.

O eixo de crescimento da cidade passou da região do Centro/Farol/Jaraguá/Bebedouro para a orla marítima. Os bairros da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca se tornaram os mais valorizados da cidade.

Vejam como eram e como estão estas regiões da cidade.

VISTA DA ORLA

PONTA VERDE

PAJUÇARA COM PONTA VERDE AO FUNDO

Imagem

Imagem

JATIÚCA:

Imagem

Quem vê Maceió hoje não a reconhece, embora sua beleza continue ímpar.

ORLA:

PAJUÇARA:

PONTA VERDE:

JATIÚCA:

O que será que está reservado para os outros bairros da orla de urbanização mais recente???

Tenho muito receio quanto ao futuro de Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, entre outros bairros que estão crescendo sem planejamento. Estes baixos estão espremidos entre a praia e as áreas mais altas (planaltos), ao contrário do que ocorreu com o trio Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, que tiveram mais espaço para se expandir. Espero que percebam a tempo que a vocação destes novos bairros é turística, devendo receber muitos resorts, hotéis e pousadas nos próximos anos.