Imagem

Em pleno século XXI, constatamos na Europa a manutenção de diversos Estados que ainda adotam a monarquia como forma de Governo. Tradicionalmente, diversos países, hoje republicanos, como Portugal, França, Itália, Áustria e Alemanha, já foram monarquias. Hoje em dia, países importantes do continente europeu adotam a monarquia. São eles: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Noruega e Dinamarca.

Além destes 7 reinos, segundo o wikipedia, há ainda na Europa: ” três principados (Liechtenstein e Mónaco, sendo Estados independentes, e Gales, incorporado no Reino Unido), um ducado(Ilhas do Canal, do Ducado da Normandia), um Grão-Ducado (Luxemburgo), e um Estado soberano como cidade-estado (Cidade do Vaticano). Além disso, há o caso peculiar de Andorra (em que o Bispo de Urgel e o Líder Francês, atualmente o Presidente da França são co-príncipes)”.

Ficheiro:European monarchies.svg

De vermelho, estão indicadas as monarquias europeias de hoje

 

É evidente que o poder atribuído aos monarcas está esvaziado na atualidade, cumprindo aqueles o papel de chefe de Estado (nas monarquias constitucionais, o papel de Chefe de Governo é atribuído ao Primeiro Ministro, como ocorre no Reino Unido, ou ao Presidente de Governo, como é o caso da Espanha).

Também parece claro que existem descontentamentos e questionamentos (muitos criticam o alto custo de se manter a monarquia), que poderão colocar em risco o futuro destas monarquias. Todavia, também é fato que o apego à tradição é um aspecto favorável à preservação deste modelo.

Além do mais, os países europeus que adotam a monarquia possuem alto índice de desenvolvimento humano e boa distribuição de renda. Que o digam Suécia, Dinamarca e Noruega, que lideram a maioria dos rankings que analisam a qualidade de vida em todo o mundo.

Registre-se ainda que vez por outra um plebeu ingressa na realeza: é o caso da atriz Grece Kelly em Mônaco; de Lady Di no Reino Unido; da brasileira Silvia, hoje Rainha da Suécia; e da argentina Máxima, hoje Rainha da Holanda. As famílias reais dos países europeus são respeitadas e procuram, salvo algumas exceções (que logo se tornam famosas), manter a tradição.

Família real espanhola

 

Família real inglesa

 

A família real norueguesa

Família real norueguesa

 

Família real sueca

 

A foto da família real da Dinamarca

Família real dinamarquesa

 

Família real belga

 

Família real holandesa

 

Fato é que a realeza tem um glamour que chama a atenção e empresta à Europa um ar especial. Que o digam os palácios reais:

Palácio Real da Suécia

Palácio Real do Reino Unido

Palácio Real da Espanha

Palácio Real da Holanda

Palácio Real da Dinamarca

Palácio Real da Noruega

Palácio Real da Bélgica

Anúncios