Considerada a avenida mais bela do mundo (La plus belle avenue du monde), a Champs Elysées liga a Place de la Concorde (onde está o obelisco egípcio) ao Arco e do Triunfo. Ela tem 1,9 km de extensão e 71 metros de largura.

Segundo o wikipedia: “Os primeiros projectos de construção de uma grande avenida em linha recta no que é hoje o Champs-Élysées datam de 1667, pelo arquiteto Le Nôtre. A avenida foi sendo prolongada ao longo do século XVIII.”

 

A partir da foto aérea abaixo, dá para entender a privilegiada localização da avenida: próxima ao Rio Sena, ela dá continuidade ao Museu do Louvre e ao Jardim da Tulherias.

Olhando do Arco do Triunfo para a Place de la Concorde

Ficheiro:Champs-Elysées, vue de la Concorde à l'Etoile.jpg

Olhando da Place de la Concorde para o Arco do Triunfo

Os “Campos Elísios” abrigam grandes manifestações populares, comemorações (como no título da Copa de 1998) shows, reveillon e eventos esportivos (com a Tour de France de ciclismo, maratona de Paris).

Em seu calçadão, estão, além de galerias, cinemas, teatros, cafés, restaurantes, boates, etc., muitas lojas chiques e outras nem tanto. Todavia, o glamour sempre está presente.

Outra marca da avenida é sua decoração para as Festas Natalinas (Natal e Reveillon). Apesar do frio intenso que faz em Paris no fim do ano, vale a pena passear pela Champs-Elysées nesta época.

A Champs-Elysées é uma das grandes avenidas que saem do Arco do Triunfo, dando à Paris um urbanismo único, conforme se vê abaixo:

Anúncios