Sim ao Dia dos Namorados; não ao Valentine´s Day

Em boa parte dos países, especialmente no Hemisfério Norte, o dia dedicado aqueles que compartem seus momentos de alegria e tristeza com um(a) companheiro(a) é celebrado em 14 de fevereiro. É o Valentine´s Day ou Dia de São Valentim.

No Brasil, a tradição é comemorar o Dia dos Namorados em 12 de junho, véspera do dia dedicado à Santo Antônio, santo português considerado casamenteiro.

Segundo o wikipedia, “A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes” Este acontecimento ocorreu em 1949 e foi logo acolhida, aproveitando para alavancar as vendas no mês de junho.

Neste blog, já havíamos publicado em 14 de fevereiro de 2013 o post em que expus a origem do Valentine´s Day https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/02/14/celebrar-ou-nao-o-valentines-day/

No citado post, quando do Valentine´s Day deste ano, havia destacado que: “Apesar de ter inúmeros motivos para comemorar do dia dos namorados (minha esposa vai gostar de ler isto), deixarei o jantar à luz de velas para o dia 12 de junho. Ou melhor, passarei a comemorar o dia do amor romântico todos os dias em que ele estiver presente em minha vida (espero que sempre esteja)”. É isto aí. Sou brasileiro e irei respeitar as tradições culturais de meu país.

Anúncios