Se o Rio de Janeiro tem Copacabana, Ipanema e Leblon, Maceió também tem um trio de bairros de praias urbanas de primeira linha: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Das três, a menos badalada é Jatiúca. “Menos badalada” não significa menos bela ou maravilhosa. É, sem dúvidas, o bairro mais agitado da capital alagoana: nele estão os melhores restaurantes, bares, casas de show, boates, etc, além de ter um comércio intenso, especialmente na Avenida Jatiúca (lojas de produtos para construção e veículos), Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa: boutiques e cafés) e na Avenida Álvaro Calheiros (principalmente para o mundo da arquitetura).

Sobre a história do bairro:

“Tudo começou com um sítio de coqueiros que ainda hoje é preservado pelos herdeiros do historiador e folclorista Théo Brandão, à beira-mar. Foi expandindo, e hoje é um dos metros quadrados mais valorizados de Maceió. Cada espaço é disputado pelas construtoras para edificar modernos prédios de apartamentos e hotéis. Dois deles o Jatiúca e o Meliá, embelezam ainda mais o bairro, que já é conhecido em todo país. O Sítio Jatiúca, com casarão e circundando por coqueiros, se constitui no lado antigo do bairro. Fica na Avenida Álvaro Otacílio, que começa na curva do Alagoinha e vai até o Posto 7, próximo à lagoa da Anta, onde encontra-se o cinco estrelas: Hotel Jatiúca. O Sítio é preservado, e ainda matem placa indicada. Mas o bairro cresceu bem mais distante da orla. Com a construção dos conjuntos Castelo Branco, Pratagy e Santa Cecília. Naquela época, seus moradores achavam tudo muito distante, já que o ponto de referencia da cidade era mesmo o Centro. Foi crescendo com a abertura de novas ruas, até o inicio do Loteamento Stella Maris, hoje uma das áreas mais valorizadas para construção de mansões e edifícios de apartamentos. Ao final da década de 80, a Jatiúca já era um bairro nobre. Construiu-se o Shopping Center Iguatemi na divisa com Mangabeiras. Daí em diante, o caminho foi um só: para frente. Novas ruas foram abertas surgindo ainda vários estabelecimentos comerciais. A ascensão foi tão rápida que hoje já se chama de “Baixa Jatiúca”, a parte mais antiga, que fica mas proximidades dos conjuntos habitacionais e de “Jatiúca burguesa”, a que fica mais perto da orla marítima”. http://www.bairrosdemaceio.net/site/index.php?Canal=Bairros&Id=25

Fotos antigas da Jatiúca:

A expansão do bairro:

ECONOMIA

Hotéis:

Hotel Jatiúca Resort

Jatiúca Flat

Maceió Atlantic

Brisa Tower

Marinas

Empreendimentos residencias e comerciais:

Maceió Shopping

Passeio Stella Maris

Passeio Jatiúca

The Square Office

Jatiúca Trade Residence (JRT)

RESTAURANTES E OPÇÕES DE LAZER

Armazém Guimarães

Divina Gula:

Calçadão:

Comércio de bairro: Av. Júlio Marques Luz (Av. Jatiúca)