Situadas em grande parte do litoral do Estado de Alagoas (o mais privilegiado do Brasil), as piscinas naturais são formadas por formações de arrecifes (nesta região, está localizada a segunda maior barreira de corais do mundo) que, durante a maré baixa, proporcionam banhos em uma temperatura agradável (daí a referência às piscinas).

Dentre as piscinas naturais alagoanas, destacam-se a de Pajuçara, na região central de Maceió, as de Ipioca, Paripueira, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi. É nesta última cidade, situada no litoral norte de Alagoas (130 km de Maceió), onde estão situadas as famosas Galés, localizadas a 6 km da costa.

O turista que visita Maragogi costuma visitar as Galés em catamarãs. É um passeio fantástico: céu azul, mar entre o verde-azulado e o azul-esverdeado (vide post https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/03/13/50-tons-de-verde-e-azul-as-varias-cores-do-mar-de-alagoas-em-todos-os-seus-municipios-litoraneos/).

As Galés representam uma das principais atrações turísticas do Nordeste brasileiro, e, por que não, uma das principais maravilhas naturais do Brasil e até mesmo do mundo. Afinal, banhar-se em uma água morna, sentado ou ajoelhado, no meio do Oceano Atlântico, não é em todo lugar que se encontra, sem falar em um mar pra lá de transparente.

Se alguém achar que estou exagerando, basta dar uma olhadinha nas fotos abaixo, de Maragogi e de suas inigualáveis Galés.

Localização de Maragogi:

Litoral de Maragogi:

Infraestrutura hoteleira:

E, finalmente, as Galés de Maragogi:

Imagem

Anúncios