O arquipélago de Fernando de Noronha reúne algumas das paisagens mais bonitas do Brasil. Disto ninguém duvida. Nos 17 km2 da ilha principal, é possível encontrar praias belíssimas, como a Praia do Sancho (considerada a mais bonita do Brasil), da Conceição, de Atalaia, do Sueste, do Leão, dentre outras.

Estive em Fernando de Noronha em duas oportunidades (2003 e 2011), e por coincidência, fui recebido por pessoas conhecidas que moravam na ilha, o que me permitiu conhecer bem a região e me sentir como um morador deste paraíso.

Dentre os passeios que mais gostei de fazer, destacaria a aventura que é chegar e estar na Baía dos Porcos. Explico: trata-se de uma pequena praia (pequena mesmo, cerca de 200 metros), em formato de baía, cercada por muita vegetação. Se você estiver na areia, olhando para o mar, atrás de você haverá muitas formações rochosas e, em frente, destacam-se os Morros dos Dois Irmãos, localizados dentro do mar. As piscinas naturais formadas devido às rochas dentro da água e diante dos constantes avanços e retrocessos da maré, tornam o local ainda mais belo.

A Baía dos Porcos se encontra entre as praias da Cacimba do Padre, ótimo point para surf, e a praia do Sancho. É pela primeira que se tem acesso: é necessário um pouco de mobilidade e equilíbrio (nada demais) para a pessoa superar as pedras (de onde se tem um visual fantástico) e chegar à areia.

Apesar da praia ser minúscula, diante da diversidade de paisagens lá encontradas, é possível ficar horas neste local, mergulhando, nadando, flutuando, deitado na areia, apreciando o visual, aventurando-se nas pedras (cuidado nesta hora!!!), etc.

Deixo vocês com as imagens desta linda praia brasileira:

Mapa estilizado (praia número 11):

Vista do alto:

Vista para os dois irmãos

Vista para os dois irmãos

Vista para os dois irmãos

Vista para os dois irmãos

Vista para os dois irmãos