Entenda o significado do brasão da Alemanha

O brasão da República Federativa da Alemanha ( Bundesrepublik Deutschland) é formado por um escudo de ouro com uma “águia de negro, bicada, lampassada, sancada e armada de vermelho”. As cores do escudo coincidem com as da bandeira alemã.

Para o wikipedia:

“Para os Germanos, a águia era o pássaro do deus Odin. Os Romanos reservaram a imagem da águia somente para os mais reverenciados seres, como o Deus supremo e o Imperador; e isso servia como metáfora de invencibilidade. Ele remonta ao Sacro Império Romano-Germânico, que já adotava a figura que está hoje no brasão como bandeira. Em torno do ano de 1200, o ícone da águia preta num campo dourado era geralmente reconhecido como o Brasão de Armas Imperial. Em 1433 a águia de duas cabeças foi adotada pela primeira vez por Sigismundo da Germânia. Desde então águia de duas cabeças começou a ser usada como símbolo do Sacro Imperador Romano, e também como brasão de armas do Sacro Império Romano-Germânico. A partir da metade do século XV, os respectivos imperadores puseram o emblema de sua dinastia no Baú da Águia. Depois do fim do Sacro Império Romano-Germânico em 1806, um Estado Alemão e um emblema estatal unificado deixou de existir.”

Quanto à questão da invencibilidade destacada acima, convém transcrever a seguinte observação:

“O significado da águia é, em geral, relacionado a invencibilidade, coragem, bravura. Para as tribos germânicas, a águia era o pássaro do deus Odin. Mas o curioso é notar a crescente “aparição” dessa águia heráldica (de brasões) na moda: são mochilas, bonés, moletons e jaquetas com a águia estampada .” http://pensamenteando.com/2006/04/05/aguia-heraldica-dos-brasoes-para-a-moda/

Anúncios