Situada na região central da Espanha, na Comunidade Autônoma de Castilla La Mancha, a cidade de Cuenca é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1996. Caminhando por seu centro histórico, é fácil perceber porque esta cidade recebeu tal honraria.

A cidade é dividida em duas partes: uma antiga, no alto de uma morro, e uma mais nova, na parte mais baixa. Na parte alta, diversas construções estão literalmente debruçadas sobre uma encosta, com uma belíssima vista do vale. São as famosas casas colgantes.

Estive em Cuenca em janeiro de 2010. Um frio intenso, que tornou ainda mais interessante o passeio pelas ruas estreitas de seu preservado centro histórico. Você realmente volta ao passado, sentindo-se em plena Idade Média. Um momento marcante foi a travessia de uma ponte de metal, para pedestres, que liga os dois lados do profundo vale. Outros destaques são seus diversos mirantes (miradores), a Plaza Mayor, a Catedral,  a Ponte Nova (Puente Nuevo), Torre Mangana, dentre outros.

Em 2016, Cuenca será a Capital Europeia da Cultura, oportunidade ímpar para conhecer este cidade tão mágica. Ela está a apenas 169 km de Madrid. Garanto que vale a pena uma visita.

File:Cuenca-20080319-03-calle alfonso viii.jpg

Anúncios