O Uruguai oferece aos seus 3,3 milhões de habitantes (praticamente a mesma população de Alagoas) uma boa qualidade de vida (já houve tempos mais prósperos, mas ainda é uma das melhores da América do Sul), um baixo índice de corrupção e um alto PIB per capta (mais de 7 mil dólares).

Alguns dados do nosso vizinho do sul impressionam:

“O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e o 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada. Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o segundo país menos corrupto da América Latina (atrás do Chile), embora a pontuação do Uruguai seja consideravelmente melhor do que a do Chile em pesquisas de percepção de corrupção doméstica. Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. A Reader’s Digest classificou o Uruguai como o nono país “mais habitável e verde” do mundo e o primeiro nas Américas.O Uruguai foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis do mesmo sexo e de sexos opostos a nível nacional,o primeiro a permitir a adoção gay e a testar o cultivo de cânhamo. Entre os anos de 2007 e 2009, O Uruguai foi o único país das Américas que não passou por uma recessão econômica técnica (2 trimestres consecutivos de retração). O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU. Em 2009, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a oferecer um laptop e internet grátis sem fio para cada criança do ensino primário.” (fonte: wikipedia)

Além disto, dispõe de paisagens magníficas e variadas, apesar de sua pequena área (176 mil km2, sendo um pouco menor que o Estado do Paraná). Também devemos destacar sua história, que contou com a colonização espanhola e portuguesa (sente-se a influência da colonização de Portugal em uma rápido passeio por Colonia del Sacramento).

Abaixo, fotos de Montévideo, Punta del Leste e Colonia del Sacramento.

Três destinos interessantes e bem diferentes uns dos outros.

O primeiro, uma capital bem arborizada, com monumentos históricos, bonitas construções (como o Senado, o Teatro Solis e o Edifício Salvo, que já foi o mais alto da América do Sul), uma bela orla de rio (rio da Prata),  que faz até lembrar a orla de Copacabana.

A ensolarada Punta del Este é um dos principais balneários do Atlântico Sul, além de ser uma cidade bem agitada, especialmente no verão. Além disto, tem o Cassino, situado no Hotel Conrad.

Por sua vez, Colonia del Sacramento é história pura. A cidade é muito bem preservada e tem um interessante casario colonial.

Colonia del Sacramento (de Buenos Aires, de buquebus, espécie de catamarã rápido, chega-se  a Colonia em aproximadamente 1 hora).

Montevidéo

Punta del Leste