Seguindo sugestão de meu amigo Sidney Vianna, eis aí um site que aponta as 10 fotografias mais famosas da história. Dentre elas, destacaria…todas. Só para mencionar algumas: os Beatles atravessando a faixa de pedestres da Abbey Road (que virou atração turística em Londres); o beijo do marinheiro com a jovem de branco, após o anúncio do fim da guerra; o retrato de Che Guevara, com boina e barba, foto tão reproduzida em camisetas dos jovens; o rapaz que tenta parar os tanques chineses na Praça da Paz Celestial; a menina afegã de olhos verdes; etc…

Vide lista: http://catracalivre.com.br/geral/mundo/indicacao/as-10-fotografias-mais-famosas-da-historia/

Menina afegã

O beijo da Times Square

Che Guevara — Guerrilheiro Heroico

Outra foto que ficou extremamente famosa foi a de Einstein dando língua. Sempre fiquei intrigado com ela: seria o famoso cientista brincalhão? Queria ele passar uma imagem descontraída?

Segundo o site Metamorfose Digital:

“esta foto foi feita em 14 de Março de 1951 pelo fotógrafo Arthur Sasse, que foi o único que captou o momento, apesar de que Einstein estivesse rodeado de vários fotógrafos.

E foi exatamente a presença de todos estes jornalistas que causou a careta do físico. Ele acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos e já estava chateado com tanta gente em sua volta. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, tomou uma atitude até um pouco infantil; depois de gritar várias vezes: – “Basta já!”, irado mostrou a língua com a intenção de estragar as fotos.

Como sabemos, o resultado foi justamente o contrário e a foto feita por Sasse se converteu num grande ícone e provavelmente na foto mais famosa de Albert Einstein. Há que se ter cuidado, a gente nunca sabe com que cara vai passar à posteridade.
Leia mais em: A história da foto mais famosa de Einstein – Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4730#ixzz2YERX7eJE

Phan Thi Kim Phúc (1972)

Phan Thi Kim Phúc

Execution of a Viet Cong Guerrilla (1968)

Execution of a Viet Cong Guerrilla

Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)

Massacre da Praça da Paz Celestial