O surto de crescimento econômico alcançado pelos Emirados Árabes Unidos tem chamado a atenção de todo o mundo, sendo suas principais cidades, Dubai e Abu Dhabi, as principais vitrines do país, a partir do momento que passaram a adotar uma arquitetura de vanguarda, bem futurista, que ultrapassa os limites do senso comum. Nestas cidades, os sonhos mais ousados dos arquitetos são bancados por rios de petróleo que jorram nestes locais que cada vez atraem mais turistas.

Para quem não sabe, “os Emirados Árabes Unidos (…) são uma confederação de estados de grande autonomia, chamados emirados, situada no sudeste da Península Arábica, no Sudoeste Asiático no Golfo Pérsico. Os Emirados Árabes Unidos fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu DhabiDubaiSharjahAjmanUmm al-QuwainRas al-Khaimah e Fujairah. A capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de atividades políticas, industriais e culturais.Antes de 1971, os Emirados Árabes Unidos eram conhecidos como Estados da Trégua, em referência a uma trégua do século XIX entre o Reino Unido e vários Xeques Árabes. O nome Costa Pirata também foi utilizado em referência aos emirados que ocupam a região do século XVIII até o início do século XX.O sistema político dos Emirados Árabes Unidos, baseado na Constituição de 1971, dispõe de vários órgãos ligados intrinsecamente. O Islão é a religião oficial e o idioma árabe, a língua oficial. Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possui uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio. O país tem, atualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo, e é um dos países mais ricos do mundo por Produto Interno Bruto per capita, com um PIB nominal per capita de US$ 54 607, de acordo com o Fundo Monetário Internacional. O país classifica-se na décima quarta posição em paridade de poder de compra per capita e tem, relativamente, um Índice de Desenvolvimento Humano considerado ‘muito elevado’, ocupando o 32º lugar. Os Emirados Árabes Unidos são classificados como tendo uma alta renda de desenvolvimento da economia pelo FMI.” (fonte: wikipedia)

Dubai é a maior cidade dos EAU (com quase 2 milhões de habitantes) e a capital é Abu Dhabi (cerca de 800 mil habitantes). Além de cidades, cada uma delas é a sede de um dos Emirados.

Ficheiro:Tc-map.png

DUBAI

ABU DHABI

 

PROJETOS:

DUBAI

ABU DHABI

Anúncios