Segundo a edição 2013 do Guia Quatro Rodas, publicação das mais tradicionais sobre turismo no Brasil, existem no país apenas 5 praias 5 estrelas no país: 3 em Fernando de Noronha (Sancho, Baía dos Porcos e Leão), uma na Bahia (Espelho) e uma em Alagoas (Patacho).

A indicação da praia do Patacho é surpreendente e merecida ao mesmo tempo. Surpreendente porque quando se pensa em praias deslumbrantes em Alagoas, não faltam candidatas a indicações, mas dificilmente alguém lembraria, de imediato, de Patacho, já que não é uma praia tão conhecida, nem mesmo pelos alagoanos, especialmente pelo acesso não ser tão fácil (fica na Rota Ecológica, em Porto de Pedras).

Foto aérea do litoral de Porto de Pedras-AL, onde está localizada a praia do Patacho (foto de Léo Vilanova)

Todavia, a escolha é mais que merecida. Por que? Vejam as fotos, que falam por si sós.

Segundo o Guia Brasil 4 Rodas 2013:

“Mar claro, mil coqueiros e absoluto sossego já seriam atrativos suficientes. Mas Patacho tem muito mais. Se a maré atinge seu nível mais baixo, haja fôlego. Os recifes ficam ainda mais à mostra, assim como longos e largos trechos de areia. Resultado: caminha-se quilômetros “mar” adentro e mal dá pra acreditar que dali a poucos instantes aquele exato lugar será novamente ocupado pela água. A maré seca também dá outro presente: pequenas lagoas rasas e mornas, tão convidativas que é impossível ignorar o ímpeto infantil de esticar o corpo em alguma delas e sentir-se, finalmente, em modo off.

Por que é 5 estrelas? Praticamente deserta, a praia mais bonita da Costa dos Corais tem um coqueiral de encher os olhos e mar esverdeado pra lá de cristalino. É preciso alguns instantes para acreditar, por inteiro,que a paisagem é real.

Preste atenção: Uma piscina natural se forma próxima à praia na maré baixa. O percurso de barco leva 15 minutos – e o deleite nas águas mornas pode durar horas.

A melhor foto: Na maré baixa, quando o mar se recolhe deixando uma extensa faixa de areia. É preciso consultar a tábua de marés para programar a visita (as pousadas sabem informar).

Tempo de visita: Como não há barracas, bares ou restaurantes, fica difícil passar o dia todo aqui. Traga um guarda-sol e um lanchinho.

Com ou sem guia? Sem.

Quando ir: Há sol o ano todo, mas costuma chover mais nos meses de maio e junho. Visite na maré baixa.

Serviço: A Praia do Patacho pertence ao município de Porto de Pedras, e fica a 10 km de São Miguel dos Milagres. Não há indicação na pista, mas uma boa dica para quem vem do centro de São Miguel é virar à direita logo após passar por uma praça com uma estátua do Padre Cícero. É preciso pegar uma estradinha que avança pelo meio de um coqueiral até chegar à orla deserta. Com chuva, o acesso fica intransitável. ”

Anúncios