Alagoas: alguns dados

O Estado de Alagoas é um dos menores do Brasil (na verdade, o segundo menor). Tem uma área de 27.767 km2, o que corresponde a menos de 0,3% do território brasileiro. Apesar disto, é um dos estados mais densamente povoados, com 3,3 milhões de habitantes (população maior que a do Mato Grosso, por exemplo, que é 32 vezes maior em área que Alagoas). Quando comparado a alguns países, Alagoas tem uma população semelhante a do Uruguai.

Outro dado que impressiona (embora não seja de todo positivo) é o número de municípios alagoanos: 102, número extremamente alto para um território tão pequeno. Para se ter uma ideia, há mais municípios em Alagoas que no Rio de Janeiro (que é muito mais populoso, mais só tem 92 municípios) e que no Amazonas (que é 56 vezes maior que Alagoas, mas só tem 62 municípios, ou seja, 40 a menos que Alagoas).

Em termos sociais, lamentavelmente, Alagoas tem índices preocupantes: na educação, na saúde, na economia e na segurança, há problemas históricos, que colocam o Estado entre os mais pobres do Brasil, o que envergonha os alagoanos.

Apesar disto, o Estado surpreende em alguns aspectos: culturalmente, é o Estado brasileiro com o maior número de folguedos e manifestações folclóricas. Em Alagoas ocorreu o maior movimento de libertação dos negros nas Américas (o Quilombo dos Palmares).

Além disto, são alagoanos o líder do referido movimento (Zumbi dos Palmares), o Proclamador da República (Deodoro da Fonseca), o Consolidador da República (Floriano Peixoto), o maior jurista brasileiro de todos os tempos (Pontes de Miranda), o autor do mais conceituado dicionário da língua portuguesa (Aurélio Buarque de Holanda), a médica que revolucionou os tratamentos psiquiátricos (Nise da Silveira), um diretor de Ciências Sociais da UNESCO (Arthur Ramos), cinco membros da Academia Brasileira de Letras, etc. Vê-se que pessoas nascidas em Alagoas orgulham este pequeno Estado.

Por falar em terra, nos aspectos geográficos, o Estado de Alagoas foi favorecido: é cercado por 400 km de águas, seja do Atlântico (230 km), seja do Rio São Francisco (cerca de 270 km). Possui ainda o menor percentual de terras no semi-árido nordestino. Outro destaque são suas praias, consideradas entre as mais bonitas do Brasil. No turismo, Alagoas vem se destacando no âmbito nacional, sendo um dos principais destinos do país.

Se ainda há muito por melhorar no aspecto social e econômico, também não faltam motivos para que Alagoas seja a causa de orgulho para seus habitantes.

Anúncios