Audálio Dantas: o intelectual brasileiro do ano de 2013 é alagoano

Navegando pela internet, descobri que um alagoano, o jornalista Audálio Dantas, foi escolhido, como candidato único, para receber o prêmio Troféu Juca Pato, láurea cinquentenária que corresponde ao Prêmio Intelectual do Ano, conferida pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Nascido em Tanque D´arca, em 1932, este alagoano é mais um orgulho desta terra. Sobre a escolha:

Indicado por 50 escritores, Audálio está virtualmente eleito, mas seu nome precisará ser submetido à votação nacional que a UBE fará entre 15 de agosto e 15 de setembro. A entrega do Juca Pato 2013 será na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Escritores, em novembro, no Memorial da América Latina.
Jornalista nas principais redações do país, entre elas as extintas revistas Cruzeiro e Realidade, Audálio Dantas é autor de mais 11 livros, entre os quais Tempo de Reportagem, O circo do desespero, O Menino Lula e O Chão de Graciliano, obra que lhe rendeu o Prêmio APCA de 2007. No início dos anos 1960 ganhou notoriedade com a reportagem sobre a favelada paulistana Carolina Maria de Jesus, a quem ajudou a compilar o livro Quarto de Despejo, que foi traduzido para 13 idiomas e vendeu mais de um milhão de exemplares. Depois, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo esteve na vanguarda das lutas contra a ditadura militar. Presidiu a Federação Nacional da categoria e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e deputado federal eleito por São Paulo.” (http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2013/08/08/audalio-dantas-conquista-trofeu-juca-pato/)

Ainda sobre a escolha:

Embora o presidente da instituição Joaquim Maria Botelho já pudesse proclamá-lo vencedor, decidiu submeter o nome de Audálio a votação nacional para dar mais legitimidade à escolha. ”O troféu não é, a rigor, um prêmio literário”, diz Botelho. “Desde a sua criação, pelo escritor Marcos Rey, em 1962, é oferecido a uma pessoa que, pela via do livro, tenha discutido questão relevante para o País. Abrimos inscrições, conforme o regulamento, que reza que o candidato deve ser indicado por 30 associados da UBE. Tive notícias de que neste ano havia movimentação em torno de três nomes. Mas, no dia 31 de julho recebi, como presidente da UBE, apenas a inscrição de Audálio, assinada por 50 associados, pelo livro As duas guerras de Vlado, que desnuda informações de um período importante para a compreensão da evolução do Brasil como democracia. Assim, tornou-se candidato único. Tenho prerrogativa de proclamar o nome dele como vencedor, e o farei no dia 15 de setembro, mas de qualquer modo abri votação, até para que seja chancelado e a premiação.

Para votar em Audálio – Como qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de ser associado da UBE, quem quiser votar em Audálio basta enviar mensagem eletrônica para secretaria@ube.org.br que o voto será computado. A entrega do Juca Pato 2013 será na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Escritores, em novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Audálio é também autor de, entre outros, Quarto de despejo (como organizador dos textos de Carolina de Jesus), O circo do desespero, O chão de Graciliano, O menino Lula e Tempo de reportagem.” (fonte: http://betobertagna.com/2013/08/23/duas-guerras-de-vlado-rende-premio-juca-pato-a-audalio-dantas/)

Parabéns a Audálio Dantas, por sua trajetória de vida e pelo merecido prêmio.

Anúncios