No coração de Caetano Veloso, alguma coisa acontecia exatamente quando passava pelo cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João. Na capital paulista, dá para se sentir os mais distintos sentimentos e sensações, que variam da impaciência com o trânsito caótico, ao puro encantamento com a vibração da maior cidade da América do Sul.

Apesar de ter viajado bastante, pelo Brasil e pelo mundo, São Paulo é para mim uma ilustre (e gigante) desconhecida. Não que eu não tenha ido lá: já fui umas cinco vezes, acho. Mas ainda assim não ouso dizer que conheço bem São Paulo.

Em relação à maioria das outras cidades que já visitei, inclusive em outros países, tenho a segura sensação que as domino. Explico: às vezes até mesmo antes de ir lá pela primeira vez, faço estudos, familiarizo-me com suas imagens e mapas, e já sei reconhecer o lugar até mesmo por foto. Se já estive lá, basta eu estar com um pequeno mapa na mão ou mesmo de memória, que consigo me virar, deslocando-me com facilidade pelos principais lugares, como se fosse um local.

Em São Paulo é diferente: eis uma cidade que eu respeito, que eu sempre a considero como inalcançável, inatingível. Estava esperando um feriado para fazer uma viagem pelo Brasil. Queria ir para Minas ou outro lugar. Mas como Waninha (minha esposa) é fã declarada de São Paulo, nos próximos dias, estaremos indo pra lá. Terei mais uma oportunidade de me aproximar da “fera”. Não que eu queira domá-la, mas, de repente, fazer um carinho, e, quem sabe, sentir algo próximo do que Caetano sentia.

Sobre a região onde fica o famoso cruzamento:

“O encontro de avenidas mais famoso de São Paulo é, sem dúvida, a esquina da Ipiranga com a São João. Imortalizado na música “Sampa” de Caetano Veloso, o ponto era e continua sendo um dos mais frequentados da cidade.

Conhecido no mundo musical, o Bar Brahma ainda permanece no mesmo local desde sua fundação, em 1948. Exatamente na esquina, no “coração da cidade”como o próprio se define, o estabelecimento reunia ilustres frequentadores como Jânio Quadros, Fernando Henrique Cardoso, Adoniram Barbosa, Ari Barroso, entre outros. Hoje, é reduto de shows de clássicos da MPB e tem atraçõs do nível de Demônios da Garoa e Cauby Peixoto, além de outros grandes grupos e intérpretes.

Construções históricas podem ser contempladas no decorrer das duas avenidas. A Ipiranga, que antes era apenas uma rua, traz arquiteturas que fazem parte de cartões postais e da mente dos paulistanos. O Edifício Itália e o Copan enfeitam a paisagem e enchem os olhos de todos os habitantes que por ali passam e o Cine Ipiranga ainda traz o clima do cinema de rua que antes dominava vários pontos do centro.

Já a Avenida São João é residência do local que reúne as mais diversas tribos – a Galeria do Rock. Agregando os amantes musicais dos mais variados estilos e idades, nos andares da galeria são vendidos os mais variados CD’s, discos, roupas, acessórios e, claro, tudo que possa remeter ao Rock n’ Roll.

Sede de edifícios históricos como o Martinelli, por exemplo, a São João ainda traz a Galeria Olido, um dos mais importantes espaços culturais paulistanos com exposições, cinema, teatro e mais uma infinidade de atividades para paulistanos e turistas.

Bateu a fome? Pode passar em um pequeno boteco com apenas um balcão e alguns bancos para acomodação. Não animou com a descrição? Mas temos que ressaltar que no número 633 da São João funciona a famosa e premiada Casa da Mortadela, que delicia os seus assíduos frequentadores há mais de 25 anos.

Contudo, é necessário discordar um pouco dos versos de Caetano, afinal quando se cruza a Ipiranga com a São João não acontece algo só com o coração – seria uma completa injustiça ignorar a satisfação completa que este local pode proporcionar e que obtém grande êxito.

Serviço:
Bar Brahma
Av. São João, 677 – Centro
(11) 3333-3030
www.barbrahmasp.com.br

Casa da Mortadela
Av. São João, 633 – Centro
(11) 3223-9787

Cine Ipiranga
Avenida Ipiranga, 786 – Centro
(11) 3333-4545

Edifício Copan
Avenida Ipiranga, 200 – Centro
(11) 3231-1168
www.copansp.com.br

Edifício Itália
Avenida Ipiranga, 344 – Centro
(11) 3257-3953

Edifício Martinelli
Av. São João, 11 a 65 – Centro
(11) 3104-2477
www.prediomartinelli.com.br

Galeria do Rock
Av. São João, 439 – Centro
www.galeriadorock.org.br

Galeria Olido
Av. São João, 473 – Centro
(11) 3331-8399
www.prefeitura.sp.gov.br/galeriaolido

(http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/1725-ipiranga-x-sao-joao)