Um dos países sul-americanos que mais gosto de visitar é o Chile. O país é um dos maiores desenvolvidos da América Latina, o que se percebe assim que se chega a Santiago. Mesmo mantendo suas raízes latinas (o que é ótimo), consegue também oferecer uma sensação de que se está viajando para um lugar sofisticado. Já estive lá no inverno, bem rigoroso, e também no verão. A capital Santiago é uma ótima opção para quem gosta de cidades cosmopolitas. É uma metrópole bem estruturada, de arquitetura moderna, mas também com muita tradição.

Em geral, os brasileiros costumam ir ao Chile em viagens curtas, aproveitando os nossos feriadões. Acredito que Santiago merece, pelo menos, três dias inteiros. Se você dispõe de mais tempo, aproveite para conhecer atrações que não vemos por aqui ou, pelo menos, que não visitamos com tanta frequência no Brasil. Neste sentido, recomendo uma visita a uma estação de esqui, como Portillo (149 km de Santiago) ou Valle Nevado (44 km da capital chilena).

Também sugiro uma visita, com direito à degustação, a uma vinícola. Os vinhos chilenos respondem por 40% dos vinhos estrangeiros consumidos no Brasil. Tive a oportunidade de visitar a Concha y Toro, a poucos minutos de Santiago (são só 30 km de distância). Lembro que não faltaram excursões, oferecidas nos hotéis, para você fazer estas visitas.

Em relação ao título do post, outro passeio que considero imperdível para quem vai a Santiago é uma visita às cidades vizinhas de Viña del Mar e Valparaíso, situadas a apenas de 117 km de Santiago.

Estas cidades ficam na costa do Oceano Pacífico (isto, por si só, já é uma atração). Eles são literalmente coladas uma na outra. Todavia, cada uma delas apresenta aspectos bem diferenciados.

Enquanto Viña del Mar é um lindo balneário, com construções clássicas e modernas, e com direito a cassino movimentado, Valparaíso é uma cidade portuária, sede de instituições públicas (com o Parlamento chileno), debruçada sobre a montanha, com um belo casario histórico, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Abaixo, alguma fotos de Viña del Mar:

Fotos de Valparaíso: