Imaginem um local, situado na cidade mais fotogênica que existe, que reúne palácios, museus, convento, torre, catedral, basílica e uma charmosa vila. Além disto, o lugar foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é a residência oficial do Presidente do país. E mais: de lá, se tem uma vista fabulosa da cidade. Este lugar existe: é o Castelo de Praga.

Tive a oportunidade de conhecer o Castelo de Praga em 2006. Recomendo. É um programa para metade de um dia: há muita coisa que ver. Por sorte, retornarei à Praga em abril de 2014 (na Viagem Cultural, onde ficaremos três noites na cidade).

Sobre este fantástico ponto turístico:

Castelo de Praga (Pražský hrad) está localizado em Praga, capital e maior cidade da República Checa e encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda (oriental) de Vltava. O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se Catedral de S. VitoTorre da PólvoraPalácio Real do Castelo de PragaTorre DaliborConvento de São JorgePalácio Lobkowicz e a Viela Dourada. O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.

Hoje em dia, a visão do castelo de Praga é um pouco diferente do aspecto que tradicionalmente encontramos em outros castelos. Todo o conjunto é dominado pelas imensas torres da Catedral de S. Vito. Estas torres elevam-se também sobre todos outros prédios da cidade. O castelo de Praga, na verdade uma pequena cidade, tem vários pontos abertos à visitação. O núcleo inicial do castelo é uma visita muito interessante, pois na verdade é formado por três castelos independentes, sobrepostos. Cada camada foi construída numa época diferente. Infelizmente não resta muito das camadas mais antigas, mas ainda assim, o que pode ser visto ilustra bem a história e o estilo de sua época. A Catedral de S. Vito e Catedral de Venceslau é o ponto dominante do conjunto, e consiste na própria representação do estado Tcheco. Sua construção levou quase 600 anos. Nela, até 1836, eram coroados os reis do país. Também na catedral, reis, príncipes, imperadores e (futuros) santos eram cremados. Seus restos mortais até hoje estão aqui. Também na catedral estão guardadas as jóias da coroa. Visite ainda sua capela, que tem as paredes cobertas por 1300 pedras preciosas. Saindo da catedral e caminhando na direção oposta ao portão de entrada, chega-se à Zlata Ulicka, outro ponto do castelo que merece ser visitado. Nesta rua estavam localizadas as casas dos artesãos e militares que guardavam o castelo. Foi construída no século XVI, e até hoje sua aparência é exatamente a mesma daquela época. No conjunto de prédios que formam o castelo está situado também o gabinete do presidente da república Tcheca, em local não aberto à visitação pública. Outros pontos interessantes do castelo são a Basílica de São Jorge, o monastério de São Jorge, Galeria do castelo, Torre Daliborka, Torre de Pólvora, Palácio Lobkovic e os jardins do palácio. A melhor forma de chegar ao castelo é pegando um dos bondes que ligam o centro até os bairros do subúrbio, e passam no sopé da montanha onde está situado o castelo. A partir deste ponto, uma curta e íngreme caminhada leva os turistas até o portão de entrada.” (fonte: wikipedia)

Algumas informações turísticas sobre o Castelo de Praga, retiradas do próprio site do castelo:

“When is the Castle open?

The Prague Castle is open daily:

  • 5.00 – 24.00 in the summer season (April 1 – October 31)
  • 6.00 – 23.00 in the winter season (November 1  – March 31)

Historical monuments are open daily except 24.12.: Opening hours

Guidepost for visitors

When is the Changing of the Guard?

The ceremonial Changing of the Guard including a fanfare and the flag ceremony:

  • daily at 12.00 in the first courtyard

The Changing by the Castle gates:

  • on the houre from 7.00 to 20.00 in the summer season
  • on the houre from 7.00 to 18.00 in the winter season

More information: www.hrad.army.cz.

Is it possible to visit the state rooms?

Rooms used by the Office of the President of the Czech Republic are open the first Saturday after May 8 as a rule.

When are the Gardens open?

The gardens are freely accessible in the summer tourist season. (April 1 – October 31).

Gardens of the Prague Castle

Are there barrier-free entrances?

Historical monuments and exhibition halls except towers (Daliborka Tower, White Tower, Powder Tower, Cathedral Southern Tower), exhibition “The Treasure of St. Vitus Cathedral” and defence corridor in the Golden Lane offer barrier-free entrances.

Is it possible to have a guide?

When visiting Prague Castle you can use the service of Information Centres of Prague Castle in the second and the third courtyard. They provide tours through Prague Castle guided by professional guides of Prague Castle Administration (including foreign language service) or you can use the Audioguide Service.
Guided tours in foreign languages: English, German, French, Spanish, Italian, Russian

Information Centre

Contact

Department of Tourism
Pražský hrad
119 08 Praha 1
Phone: +420 224 37 3368
Fax: + 420 224 37 3238
E-mail: tourist.info@hrad.cz

Vista noturna do Castelo:

Vista aérea do Castelo de Praga:

A magnífica Catedral de São Vito

Jardins do Castelo:

Fotos do interior do Castelo de Praga:

Em resumo: um grande programa para um dia em Praga