Estes dias estive na Europa, mais precisamente na Itália, e como tenho um filho de pouco mais de 1 ano, muito me chamou a atenção o fato de como as lojas infantis daquele país vendem inúmeros produtos relacionados à Peppa, uma porquinha que estrela um desenho animado que passa aqui no Brasil também (na Discovery Kids), e que é uma sensação em vários países europeus. Eu cheguei a pensar que a turma da Peppa fosse italiana, mas na verdade ela é britânica, tendo sido criada em 2004. Na verdade, a Peppa é do mundo, pois é vista em 180 países!!!

Segundo o wikipedia:

Peppa Pig (Peppa no Brasil ou A Porquinha Peppa em Portugal) é uma animação britânica criada por Neville Astley e Mark Baker, distribuido pela E1 Kids. Conta a história de Peppa Pig uma porquinha cor-de-rosa com seu irmão George Pig e seus pais Papai Pig e Mamãe Pig, sua melhor amiga é a ovelha Susy.

Segundo o site Infoanimation:

A série recebeu diversos prêmios da indústria da animação, dentre os quais o prêmio Bafta, como melhor animação para crianças em idade pré-escolar; o The British Animation Awards; Prêmio Crystal, como melhor programa de televisão no Festival de Animação Annecy; e dois prêmios Pulcinella, como melhor série pré-escolar.” (http://www.infoanimation.com.br/2013/04/premiada-animacao-infantil-peppa-pig.html)

O sucesso da Peppa já chegou ao Brasil e foi noticiado até pela Folha de São Paulo. Na reportagem que tratou do fenômeno da porquinha no Brasil, foi destacado que:

Se você tem uma criança em casa provavelmente já ouviu falar da porquinha Peppa. Trata-se de um desenho infantil exibido diariamente em três horários diferentes pela Discovery Kids. ‘Peppa Pig’, que estreou em abril deste ano, já é uma das maiores audiências do canal infantil de TV paga _com resultado 25% superior à media do canal até novembro. Segundo a Discovery Kids, ‘Peppa Pig’ está entre as cinco sérias mais assistidas por crianças de 4 a 11 anos _perde apenas para ‘Doki’, ‘Lalaloopsy’, ‘Peixonauta’ e ‘Meu Amigãozão’. Só descobri a Peppa porque tenho um filho de quase dois anos e ele adora o desenho. Se deixar, ele assiste a todas as exibições. Eu é que coloco limites, pois não acho legal deixar um menininho ficar em frente à TV muito tempo.

A boa notícia para pais que assistem ao desenho ao lado dos filhos é que a terceira temporada de ‘Peppa Pig’ vai estrear em janeiro de 2014 _hoje há muita repetição de episódios. ‘Peppa Pig’ mostra o dia-a-dia da porquinha e sua família, formada pelo irmão caçula,  pai, mãe e avós. Como qualquer garotinha de seus 5 ou 6 anos, Peppa vai à escola, recebe amiguinhos em casa e visita os avós nos fins de semana. Num dos episódios, a mãe está trabalhando ao computador e é interrompida pelos filhos, que acabam travando a máquina. Ela então pede a ajuda do pai, que conserta o equipamento mas não avisa a mulher. Em vez disso, passa a jogar com os filhos. Surpreendido pela mulher, todos acabam rindo da situação. E são assim os episódios, retratando situações bem comuns para as famílias. Exibida em 180 países, ‘Peppa Pig’ recebeu o prêmio BAFTA, em 2005 e 2012, de melhor animação para crianças em idade pré-escolar, além de várias outras premiações.

Comércio

Como quase tudo que agrada a criançada acaba virando produto, fui atrás de objetos da Peppa. Não achei nada nas lojas tradicionais. Mas um programador de Campinas (SP) descobriu essa carência antes de mim e criou uma loja de venda eletrônica de produtos da Peppa. Adriano Chelio criou a Mundo Peppa Pig em agosto deste ano. “Tenho uma filha de 6 anos que gosta do desenho, estava atrás de produtos para importar e vi que não tinha nada da Peppa no mercado”, afirmou.

Ele disse que percebeu que havia vários consumidores perguntando num site de venda onde encontrar produtos da marca. Segundo Adriano, o item mais vendido da loja virtual é a família de bonecos da Peppa. Mas não adianta querer comprar agora, pois o produto está esgotado. “Já encomendei, mas estou esperando a entrega. Vendeu muito, foi uma surpresa.” (http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2013/12/05/peppa-pig-vira-hit-entre-criancas-e-pais-saem-em-busca-de-produtos-na-web/)

Reportagem sobre o sucesso da Peppa na Espanha: http://www.metropoli.com/cine/2013/12/17/52af16dc61fd3dcb798b4595.html

Matéria sobre o sucesso de Peppa na Itália: http://www.nostrofiglio.it/4-6-anni/Tempo-libero/E-Peppa-Pig-mania-il-cartone-piu-amato-dai-bambini.html

Texto sobre o sucesso da Peppa na Grã-Bretanha: http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/peppa-pig-why-do-we-all-love-her-86847

É evidente que não resisti e comprei um George (irmão da Peppa) para o Leozinho. Ele adorou, é claro.