Eu já sabia. Mas agora quem diz são outras pessoas: nos últimos dias, foram publicadas no site exame.com (Editora Abril) duas listas sobre o turismo brasileiro e que foram elaboradas por importantes sites internacionais de viagem (Trivago e TripAdvisor). Em ambos os rankings, Alagoas teve excelente destaque, e coincidentemente, as cidades de Maceió e Maragogi aparecem bem cotadas nas duas listas.

Na primeira lista, produzida pelo site Trivago.com, foram indicadas as 10 cidades brasileiras com a melhor relação custo benefício para viajar. Segundo o site Exame.com:

” O custo-benefício de uma viagem é um dos critérios que muita gente usa para escolher um destino para passar as férias. Um ranking divulgado nesta semana pelo site Trivago traz as 10 cidades brasileiras que saem mais em conta para os viajantes. A lista foi elaborada com base em um algoritmo que leva em consideração o tHPI (Índice de Preços de Hotéis trivago) e o Ranking de Reputação das acomodações.  Entraram na avaliação apenas destinos com, no mínimo, 10 hotéis e 150 avaliações registradas. O período estudado foi de agosto de 2012 a agosto de 2013 e o preço estabelecido é a média do valor de quartos para duas pessoas. Em primeiro lugar, ficou a cidade de Guarapari, no Espírito Santo, seguida de Maragogi, em Alagoas. Essas duas cidades foram as únicas brasileiras a parecer no ranking mundial das 100 cidades com o melhor custo-benefício para 2014, divulgado no ano passado. ” (fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/as-cidades-brasileiras-de-melhor-custo-beneficio-para-viajar#9) Neste ranking, Maragogi ficou em 2° lugar e Maceió ocupou a 8ª posição.

Por sua vez, na segunda lista, elaborada pelo famoso site de viagens TripAdvisor, foram indicados os melhores hotéis do mundo e do Brasil. Para o site Exame.com:

Para escolher onde se hospedar durante uma viagem, nada melhor do que a opinião de outros turistas. E foi com base nas avaliações do público que o TripAdvisor elencou os melhores hotéis do mundo e do Brasil. A lista mundial do Traveller´s Choise 2014 não conta com representantes brasileiros e é liderada pelo Grand Hotel Kronenhof, de Pontresina, na Suíça. Já o ranking do nosso território é encabeçado pelo Hotel Estalagem St Hubertus, em Gramado, Rio Grande do Sul. Além da categoria de “principais hotéis”, o site de viagens tem outros rankings relativos a hospedagens, como de “hotéis de pequeno porte”, “pousadas & acomodações” e “mais baratos”. A lista já está em sua 12ª edição e há outras categorias, como “os melhores destinos”, “as melhores praias” e “os restaurantes favoritos”, cujos vencedores ainda não foram divulgados“. (fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/os-melhores-hoteis-do-mundo-e-do-brasil-segundo-tripadvisor?page=1)

Na lista do TripAdvisor, dentre os 25 hotéis brasileiros com as melhores avaliações do público, estão dois hotéis alagoanos: o Radisson Hotel Maceió, em 4° lugar, e o Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, em 14° lugar.

Como se pode ver, as inúmeras qualidades do turismo em Alagoas já vêm sendo atestadas por sites internacionais. Vale lembrar que:

TripAdvisor® é o maior site de viagem do mundo, possibilitando que os viajantes planejem e façam a viagem perfeita. O TripAdvisor oferece dicas confiáveis de viajantes reais e uma ampla variedade de opções de viagem e recursos de planejamento, além de contar com links ininterruptos para as ferramentas de reserva. Os sites com a marca do TripAdvisor formam a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 260 milhões de visitantes exclusivos por mês* e mais de 125 milhões de avaliações e opiniões sobre mais de 3,1 milhões de restaurantes, hoteis e pontos turísticos. Os sites operam em 34 países em todo o mundo, incluindo a China em daodao.com. O TripAdvisor também inclui o TripAdvisor for Business, um setor que se dedica a divulgar à indústria turística o acesso aos milhões de visitantes mensais do TripAdvisor” (fonte: http://www.tripadvisor.com.br/PressCenter-c6-About_Us.html)

e que:

Trivago – o maior buscador de preços de hotéis do Mundo. O motor de pesquisa do trivago permite aos usuários compararem preços de mais de 700.000 hotéis em todo o mundo, entre mais de 200 sites de reserva. Mais de 45 milhões de viajantes utilizam mensalmente o buscador de preços economizando cerca de 35% para o mesmo quarto de hotel, na mesma cidade“. (fonte: http://www.trivago.com.br/)