Acabo de assistir (e me emocionar com) o filme “O julgamento de Nuremberg“, que retrata o julgamento dos líderes nazistas, ocorrido em 1945 na cidade alemã de Nuremberg, cidade que, curiosamente, era considerada a capital espiritual do nazismo, pois lá eram feitos os grandes desfiles que reuniam milhares de militares e onde Hitler fazia seus discursos inflamados.

Muito provavelmente, trata-se do julgamento mais importante de toda a história: vencedores da II Guerra Mundial, EUA, Inglaterra, França e URSS resolvem levar os alemães responsáveis pelas atrocidades cometidas, especialmente contra os judeus, para o banco dos réus. Neste julgamento, alguns dos alemães reconhecem sua culpa e pedem desculpas à humanidade, outros simplesmente disseram que estavam cumprindo ordens legais (isto fez com que o direito, e sua concepção positivista, fosse repensado), e outro grupo simplesmente considera que tudo tinha justificativas plausíveis (o ódio aos judeus teria fundamentos históricos).

Este filme foi gravado em 2000, e tem no elenco nomes como Alec Baldwin e Chistopher Plummer.

Também há um filme com o mesmo título mais famoso, de 1961, com Burt Lancaster, Marlene DIetrich

Fotos do julgamento

Palácio da Justiça, onde foi realizado o julgamento

Estive em Nuremberg em 2009: a cidade é linda, com muitas construções históricas, embora a maior parte delas tenha sido restaurada, já que a cidade foi devastada por bombardeios durante a II Guerra Mundial. O trabalho de reconstrução é algo formidável. Próxima semana estaremos voltando à Nuremberg, com um grupo de 60 alagoanos. Em mais uma atividade da Viagem Cultural Europa 2014 (3ª edição), vamos fazer um tour cultural na cidade, onde será enfocada a relação da cidade com o início e o fim do nazismo. É, como os filmes, mais uma boa oportunidade para a humanidade refletir sobre seus erros e jamais voltar a repeti-los.

Localização da cidade, que fica na Baviera (Bavária)

Desfile nazista ocorrido na cidade

Acima, Nuremberg arrasada após a II Guerra Mundial

Nuremberg hoje, uma das mais encantadoras cidades alemães

Anúncios