Nos últimos tempos, estão sendo elaborados e publicados excelentes artigos sobre Alagoas. Tudo isto graças aos que fazem parte da revista Graciliano, de circulação trimestral e editada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, órgão ligado à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). Esta revista é uma publicação que se propõe a revelar aspectos da arte e cultura do estado de Alagoas, e o faz de forma magnífica.

De acordo com página do facebook da revista: “criada em 2008, a revista Graciliano é uma publicação temática e com periodicidade bimestral. Oferece ao leitor um conteúdo que busca revelar aspectos da cultura local. A cada edição, jornalistas e especialistas de diferentes áreas imprimem seu conhecimento em reportagens, entrevistas, artigos e ensaios“.

Esta semana resolvi, quando estava na livraria Leitura, adquiri alguns exemplares da revista, o que me fez procurar por outros (que encontrei no Franz Café da Jatiúca) Há vários pontos de venda da revista, como os já citados, além da Viva Livraria, Banca Ponta Verde, Revistaria Porto Seguro, dentre outros.

Estou adorando a leitura dos artigos e reportagens, que abordam temas bem interessantes. Além disto, são textos muito bem escritos, por renomados jornalistas e intelectuais de diversas áreas, que fazem de forma brilhante o resgate da história, tradições e cultura alagoanas. Também destacado a qualidade do material, que não deve a nenhuma outra publicação de circulação nacional.

Cada edição da revista é dedicada a um tema principal, sempre sobre Alagoas: música, folclore, literatura, carnaval, moda, futebol, cinema, grandes alagoanos, como Jorge de Lima, Graciliano Ramos, Teotônio Vilela,  Aurélio Buarque de Holanda, dentre outros.

Confesso que sempre me sentia órfão de publicações mais completas sobre as coisas de Alagoas e estou certo que esta revista chegou (já há algum tempo, é verdade) para preencher esta lacuna. Este blog agradece, pois passa a dispor de importante material de pesquisa.

Site da Revista Graciliano On line: http://graciliano.tnh1.com.br/

Edital de Programa de Incentivo à Cultura Literária 2014: http://www.imprensaoficial.al/2014/05/imprensa-oficial-graciliano-ramos-lanca-edital-do-programa-de-incentivo-a-cultura-literaria-2014/

Reportagem sobre a revista: http://www.mundoleitura.com.br/2011/10/a-revolucao-identitaria-da-revista-graciliano/

Para minha agradável surpresa, na edição n° 18, sobre o escritor Graciliano Ramos, vem um brinde bem interessante: um belo poster sobre a obra literária do autor de Vidas Secas e Memórias do Cárcere:

Por sua vez, na edição n° 17, que versa sobre o cenário musical alagoano, o leitor é brindado com o CD “Alagoas Independente”:

Capa da quinta edição da revista Graciliano, em homenagem ao dicionarista Aurélio Buarque de Holanda

Anúncios