Todos que me conhecem sabem de meu amor por Alagoas e como admiro as paisagens deste pequeno Estado brasileiro. Os diversos posts que venho criando neste blog sobre as belezas alagoanas apresentam a diversidade de regiões de raro encanto. Neste verdadeiro paraíso das águas, a porção mais valiosa deste território tem nome: Ponta Verde, bairro requintado da capital Maceió.

Em 09 de fevereiro de 2010, em um bate-papo no fórum de discussões na internet (Skyscrapercity), após ver a foto aérea acima, da Ponta Verde (Maceió), expressei a seguinte opinião:

Depois de ver esta foto, lembrei-me que em Frankfurt (Alemanha), pela quantidade de prédios altos (o que nao é comum na Europa) e por que a cidade fica às margens do Rio Main (Meno, em português), criaram o apelido de “Mainhattan” para denominá-la. Assim, utilizando as letras iniciais da capital alagoana, devido à quantidade impressioante de prédios (pasmem, até mais que na referida cidade alemã, em que pese a baixa altura), e diante da semelhança com uma ilha (impressão causada pela geografia de Maceió, com suas enseadas e istmos), peço a permissao dos mais críticos e dos menos humorados para batizar a região da Ponta Verde de “Machattan”. No futuro, decidirei se vou abrir mao dos direitos autorais“.(fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1043841&page=4)

Localização privilegiada:

Fotos antigas da Ponta Verde: da praia das Acanhadas ao coração vibrante da cidade

 

 

 

Interação harmoniosa entre a natureza e o urbanismo:

A verticalização do bairro: aqui quem domina são os (muitos) baixinhos

 

 

 

Para o futuro: