Como muita gente sabe, a federação brasileira foi instituída com a instalação da República no nosso país. A Constituição de 1891, que buscou forte inspiração na Constituição dos EUA de 1787, chamou o país de Estados Unidos do Brasil, denominação que somente foi abandonada na década de 1960 (perdão pela generalidade da informação, é que achei três diferentes versões: 1967, 1968 e 1969).

A federação dos EUA foi formada desde o século XVIII, com as 13 colônias, e contou com a adesão (muitas vezes, anexação através de compra ou pela guerra!!!) de vários outros Estados durante o século XIX (o último Estado foi o Hawaí, em 1898). É um verdadeiro federalismo centrípeto (por agregação, de fora para dentro, a partir da decisão de Estados soberanos que abriram mão da soberania em prol de um ente central). Registro ainda que, segundo o wikipedia, “em 1946, os Estados Unidos se ofereceram para comprar a Groelândia da Dinamarca por US $ 100.000.000, mas a Dinamarca não concordou em vender”

Ao contrário, o federalismo brasileiro é centrífugo, já que a União (o Brasil era um Estado unitário no Império) é que se descentralizou e gerou diversos entes autônomos, no caso, os Estados (antes, existiam as províncias, desprovidas de autonomia política). Devido à nossa diplomacia, Estados como o Amapá e o Acre foram “adquiridos” no final do século XIX, início do século XX.

Comparando os Estados dos EUA e os Estados brasileiros:

a) nos EUA, o de maior área é o Alasca, com 1.723.336 km2, área superior a d maior Estado brasileiro, o Amazonas (1,5 milhão de km2);

b) o mais populoso Estado dos EUA é a Califórnia, com cerca de 40 milhões de habitantes, população inferior a do Estado de São Paulo (44 milhões);

c) na terra do Tio Sam, o Estado que tem a maior densidade demográfica é o Distrito de Columbia (onde está situada a capital Washington), com quase 4000 habitantes por quilômetro quadrado; no Brasil, o ente federativo com maior densidade demográfica também é onde se situa a capital do país. O Distrito Federal tem mais de 2500 habitantes por km2;

d) nos EUA, o Estado que tem o maior PIB é a Califórnia. Em 2010, seu PIB era de 1,9 trilhão de dólares, o que correspondia ao PIB da Itália. Já o PIB do Estado de São Paulo (o maior do Brasil), na mesma época, era aproximadamente a metade do PIB da Califórnia.

e) enquanto nos EUA o Estado que tem a maior renda per capita é Connecitut, com mais de 55 mil dólares, no Brasil, este posto é ocupado pelo Distrito Federal, com 55 mil…reais por habitante.