Que muita gente considera as praias de Maceió como as mais bonitas do Brasil, isto não é nenhuma novidade. Não foi a toa que Maceió que foi escolhida em recente pesquisa do Portal IG como a cidade mais bonita do país (http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2012-11-18/maceio-e-eleita-a-cidade-mais-bonita-do-brasil.html). Certamente a beleza das praias da capital alagoana e de sua fotogênica orla marítima (https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/04/13/as-cidades-com-orlas-maritimas-mais-bonitas-do-mundo/) foi o principal argumento que convenceu tantas pessoas a escolher esta cidade a mais bonita de um país que “bonito por natureza”.

Todavia, o que nem tanta gente assim sabe é que a joia mais preciosa da coroa de 14 praias da capital do Estado (https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/07/11/todas-as-14-praias-de-maceio/) ainda está muito bem preservada. Trata-se da praia de Ipioca, um paraíso natural cheio de coqueiros, mar de diversos tons entre o azul e o verde, piscinas naturais e água morna que embora se localize dentro do território da capital alagoana (atualmente com 1 milhão de habitantes), ainda não foi tomado por prédios e carros, nem tão pouco vem sofrendo, como em outros lugares, os males da degradação ambiental.

É importante esclarecer que Ipioca não se trata propriamente de uma praia deserta, e sim de um bairro-distrito localizado na região norte da capital (sobre o bairro http://maisalagoas.uol.com.br/mais.asp?id=ipioca), que mais faz lembrar uma cidadezinha do interior. Foi lá onde nasceu Floriano Peixoto, o segundo Presidente da República. A região já conta com alguns bons restaurantes (recomendo o Oca e o Vila Chamusca no Alto de Ipioca), hotéis, resortes prontos (Salinas Maceió e D´anatureza) e em construção (Iberostar Magia Maceió: http://www.havengrid.com.br/pt-br/portfolio/iberostar-magia-maceio-brasil/), uma barraca de praia que vale a viagem (Hibiscus), condomínios fechados, casas de veraneio e clubes de recreação. Tudo isto a apenas 22 km do centro de Maceió.

A praia de Maceió: a mais ao norte da capital

O bairro-distrito de Ipioca

Vista do mirante do Alto de Ipioca:

Hibiscus, uma das barracas de praia mais interessantes do país

Hotal Salinas Maceió, um dos resortes da região

Iberostar Magia Maceió, resort em construção na praia de Ipioca. Será o primeiro empreendimento hoteleiro 6 estrelas de Alagoas:

Até mesmo um pouco de história você encontrará em Ipioca

Anúncios