Há inúmeras construções na história da humanidade que demoraram séculos para ficarem prontas. A Catedral de Colônia, por exemplo, levou de 1288 a 1880 para ser concluída, ou seja, 632 anos (vide o post que fizemos sobre a história desta igreja alemã https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/09/25/catedral-de-colonia-uma-historia-que-vale-a-pena-conhecer/)

Curiosamente, no citado post eu disse que: “Hoje em dia, quem visita Barcelona normalmente o faz na expectativa de conhecer a Sagrada Família, famosa igreja projetada por Antoni Gaudí e que ainda está sendo construída. O inusitado templo catalão está sendo construído desde 1882 e somente será concluído em 2026, centenário da morte de Gaudí. Quando as pessoas vão à Sagrada Família, logo fazem referência ao fato da igreja levar 144 anos para ser concluída. Todavia, na cidade alemã de Colônia, existe uma igreja (e que igreja!) que levou mais de 600 anos para ser construída”.

Sempre que estive em Barcelona, fiz questão de contemplar este prédio de caracteríticas únicas no planeta. Seus andaimes não são propriamente interessantes, mas as fachadas do Nascimento e da Paixão são verdadeiras maravilhas do gênio que foi Gaudí.

Hoje em dia, não me recordo, além da Sagrada Família, de outro exemplo de construção que começou no século XIX e ainda não ficou pronta (embora suponho que deve existir sim mundo a fora uma construção ainda por ser concluída).

As milhões de pessoas que já pagaram ingresso (no mínimo, 14,80 euros) para visitar a Sagrada Família por dentro (inclusive eu) certamente terão orgulho de entrar neste templo daqui a alguns anos, quando estiver finalmente concluído. Sobre a visita: http://www.sagradafamilia.cat/sf-cast/docs_serveis/infoTarifesInd.php

Em relação à construção do templo catalão, segundo informações oficiais, ele ficará pronto em 2026, data que comemorará o 100° aniversário da morte de Gaudí:

Quando o arquiteto espanhol Antoni Gaudí foi tragicamente morto por um trem em 1926, ele estava no meio da construção da sua obra-prima – a basílica de Barcelona, Sagrada Família. Oitenta e seis anos depois, a igreja ainda não foi finalizada. Mas, segundo Jordi Faulí, o arquiteto atual do magnífico castelo de areia, ela estará pronta em 2026. (…) A construção da Sagrada Família começou em 1882, e desde a morte de Gaudí, nove arquitetos foram colocados no projeto sem fim. Um

dos obstáculos controversos para a sua conclusão foi o incêndio na cripta da Sagrada Família em 1936, que destruiu os planos, esboços e modelos que Gaudí tinha preparado, forçando os designers a interpretarem o que eles achavam que o genial Gaudí havia pensado para a basílica.” (fonte: http://gizmodo.uol.com.br/eis-como-a-sagrada-familia-ficara-quando-estiver-pronta-em-2026/)

Veja no vídeo abaixo como ficará esta magnífica obra-prima da arquitetura:

sagrada-familia