Com grande riqueza cultural e paisagística, o México é o país latino-americano que mais turistas atrai no mundo: são mais de 25 milhões por ano, cifra que é quatro vez maior que a do Brasil, sendo o 8° destino mais visitado do planeta. Neste contexto, a boa notícia é que, entre 2008 e 2013, o número de turistas brasileiros que visitou o México subiu 250%: neste período, mais de 267 mil brasileiros, favorecidos pelo aumento do número de voos diretos e pela dispensa do visto de entrada. Os brasileiros (e turistas de todo o mundo) foram conhecer os mais variados destinos, como as vibrantes metrópoles da Cidade do México e Guadalajara, balneários mundialmente famosos como Cancún e Acapulco, cidades coloniais declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Guanajuato, San Miguel de Allende e Querétaro, sítios arqueológicos dos astecas, maias e outros povos pré-colombianos, como Teotihuacán e Tulum, e santuários como Guadalupe.

Assim, pode-se afirmar que poucos destinos no mundo oferecem atrações tão maravilhosas, circunstância que não podia passar desapercebida pelo Projeto Viagem Cultural, parceria firmada desde 2012 entre a Transamérica Turismo (Marcel Monteiro Filho) e o autor deste blog (Fábio Lins  – professor universitário).

É por tudo isto que resolvemos lançar mais uma viagem que, antes de tudo, fugisse do lugar comum, e que pudesse levar o público alagoano a conhecer as maravilhas culturais e naturais que fazem do México um país único, cheio de diversidade, história e paisagens.

Na foto acima, Marcel Filho e Fábio Lins em Cusco (Peru)

Podemos afirmar que poucos lugares no mundo seriam tão apropriados como o México para se fazer uma viagem cultural inesquecível, especialmente se você se interessa por história, artes, arqueologia, arquitetura, gastronomia e diversão.

Nesta 6ª edição do projeto “Viagem Cultural”, conheceremos o melhor do México: sua pujante capital, o fantástico legado dos povos pré-colombianos (dentre eles os astecas), o Santuário de Guadalupe, as preciosas cidades coloniais, consideradas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e ainda haverá um opcional à Cancún.

Abaixo o roteiro, o preço e a promoção de lançamento da “Viagem Cultural Tesouros Mexicanos“, que está sendo divulgada a partir deste dia 23 de dezembro de 2014 e começa a ser vendida no dia 26.12, na Transamérica Turismo (82 – 2121-7373):

Junho/2015 (feriados de 24 e 29.06)

19/jun (Sexta-Feira) – Maceió/SP/Cidade do México – TAM (voo noturno)

Apresentação no aeroporto para embarque com destino à Cidade do México.

20/jun (Sábado) – Cidade do México

Chegada pela manhã, traslado ao hotel e descanso. À tarde, faremos um tour cultural pela cidade, que foi a antiga capital asteca de Tenochtitlán e hoje é a 3ª maior metrópole do planeta, reunindo joias pré-colombianas, coloniais e modernas. No tour conheceremos seus principais pontos turísticos como o Zocalo (uma das maiores praças do mundo), onde se encontram o Palácio Nacional (com seus murais pintados por Diego Rivera), as ruínas do Templo Mayor (que foi o maior templo dos Astecas), e a Catedral Metropolitana, a maior igreja da América Latina, que demorou três séculos para ser construída. Após uma breve parada em um centro de artesanato, seguiremos para o bosque de Chapultepec, o maior parque urbano da América Latina, e que está rodeado pelas zonas residenciais, como a elegante Las Lomas. Também veremos a instigante Plaza de las Tres Culturas, que reúne monumentos de três estilos arquitetônicos (o pré-hispânico, colonial e o moderno). Noite livre para apreciarmos a deliciosa culinária mexicana, como seus tacos, burritos, tortillas, nachos e quesadillas.

Imagens acima: A modernidade e a tradição na Cidade do Mexico

21/jun (Domingo) – Cidade do México/Santuário de Guadalupe/Teotihuacan

Após o café da manhã, sairemos para visitar duas importantes atrações próximas à capital. Primeiramente, vamos ao Santuário Nacional de Guadalupe, principal centro de devoção religiosa das Américas. O local é famoso pela aparição de Nossa Senhora ao indígena local Juan Diego Cuauhtlatoatzin. Suas duas basílicas (a antiga e a nova) são visitadas por mais de 20 milhões de peregrinos todos os anos. Após a visita, seguiremos para a zona arqueológica de Teotihuacan, a “Cidade dos Deuses”, uma das mais impressionantes cidades do mundo antigo e considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Conheceremos as impressionantes Pirâmides do Sol (3ª maior do mundo) e da Lua, o Palácio de Quetzalpápalotl (“Borboletas Divinas”) e o Templo de Quetzalcoatl (“da Serpente Emplumada”), dentre outras preciosidades. Retorno a cidade do México e alojamento.

Santuário da Virgem de Guadalupe: a devoção dos mexicanos.

Teotihuacan, uma das principais cidades antigas do mundo.

22/jun (Segunda-Feira) – Cidade do México/Querétaro/San Miguel Allende

Café da manhã. Pela manhã saída com destino a Queretaro, cidade conquistada dos astecas pelos espanhóis em 1531 e que foi o berço da Independência do México. Hoje, a cidade tem a mais alta qualidade de vida do país e da América Latina. Percorremos suas principais atrações turísticas, também tombadas a nível mundial pela Unesco. Após o tour, continuação para San Miguel Allende, mais uma bela cidade que recebeu da Unesco o título de Patrimônio Mundial. A cidade é uma das mais cosmopolitas do México, com a presença de inúmeros estrangeiros. Alojamento.

collage queretaro

cabalgata

Imagens acima de Querétaro

A preciosa San Miguel de Allende (foto acima)

23/jun (Terça-Feira) – San Miguel Allende/Guanajuato

Café da manhã. Pela manhã saída visitar San Miguel de Allende, pérola situada nas montanhas do México (a 1860 metros de altitude), com suas ruas de pedras, casas coloridas, belas igrejas e mansões grandiosas. No tour, veremos interessantes atrações turísticas, que fazem de San Miguel Allende o atual destino turístico da moda no México, atraindo milhares de visitantes. Após o tour, deixaremos San Miguel Allende com destino a Guanajuato, Patrimônio Mundial da Humanidade, considerada por muitos como a mais encantadora cidade colonial do ciclo da prata mexicano.  Alojamento. Pela noite, poderemos percorrer as ruas sinuosas da cidade e aproveitarmos sua divertida vida noturna. Se tivermos sorte, veremos as “callejoneadas”, uma tradição em Guanajuato, em que grupos de estudantes saem cantando serenatas pelas ruas estreitas da cidade (o nome vem de callejón: ruela).

24/jun (Quarta-Feira) – Guanajuato  

Café da manhã. Pela manhã faremos um tour cultural em Guanajuato, onde se destacam suas ruas subterrâneas e a opulência de sua arquitetura civil e religiosa do século XVIII, graças a suas ricas jazidas de prata. Visitaremos o Teatro Juarez, a Universidade, a Basílica de Nossa Senhora de Guanajuato, o mercado Hidalgo, o Museu de Alhondiga, dentre outras atrações. Noite livre.

Belo panorama colonial de Guanajuato (imagens acima)

25/jun (Quinta-Feira) – Guanajuato/Guadalajara   

Viagem com destino a Guadalajara com parada em Tlaquepaque, o maior centro artesanal do Mexico. Chegada a importante cidade de Guadalajara e acomodação.

26/jun (Sexta-feira) – Guadalajara

Café da manhã. Visita pela cidade que foi fundada em 1542, exibe um grande número de exemplos arquitetônicos como sua catedral. Visitaremos o Palácio do Governo, o Teatro Degollado e o Hospicio Cabañas em cujo interior poderemos apreciar diversas pinturas do pintor Jose Orozco. Visita ao povoado de Tequila.

Fotos acima: Povoado de Tequila, onde vamos conhecer o processo de produção da famosa bebida, patrimônio cultural mexicano.

A multicultural Guadalajara (fotos acima)

27/jun (sábado) – Guadalajara/Mexico – aéreo (pela manhã)

Traslado para embarque num rápido voo com destino a capital. Chegada, acomodação e o restante da manha e tarde para atividades particulares. Que tal visitar um dos maravilhosos museus da cidade??? Como Soumaya, Frida Khalo, Arqueologico?? Como também um dos elegantes shoppings.

Cidade do Mexico: inúmeras atrações, para todos os gostos.

28/jun (domingo) – México/São Paulo – TAM (voo noturno)

Café da manhã e manha de descanso. Em horário combinado traslado ao aeroporto para embarque com destino a São Paulo. Pernoite a bordo.

29/jun (Segunda-Feira) – São Paulo/Maceió – TAM (conexão)

Chegada, conexão para Maceió e término dos serviços.

Preço por pessoa ( sujeito a reajuste ) aéreo + terrestre

Total aéreo + terrestre = Usd 2,457 + taxas

Parcelamento em 1 + 5x sem juros

obs:
– hotéis nível turístico-superior (4*) com café da manhã, taxas e impostos

– preço do aéreo (Usd 1,106, composto no custo acima) só estará garantido após emissão das passagens aéreas e podem variar a qualquer momento

– traslados, passeios em ônibus de luxo com guia acompanhante falando português ou espanhol

Opcional à CANCUN

25/jun (Quinta-Feira) – Guanajuato/Leon + aéreo LEON/CANCUN via Mexico City – Aeromexico   

Traslado ao aeroporto de León onde tomarão um voo domestico com destino a Cancun. Chegada, traslado e acomodação.

26/jun (Sexta-feira) – Cancun

Dia de relax neste paraíso !! Dia livre para aproveitar a cidade, situada em uma península, entre o inconfundível azul do Mar do Caribe e uma belíssima laguna. Pela manhã, a praia ou a piscina do hotel são boas pedidas para relaxar. Para aqueles que gostarem de arqueologia, recomendamos passeios (opcionais) para as ruínas maias de Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá. Pela noite, que tal fazer compras nas lojas e shoppings da cidade?

Foto acima: pirâmide em Chichen Itzá.

27/jun (sábado) – Cancun

Dia livre. Recomendamos um tour opcional ao Parque Ecológico de X-Caret onde poderão nadar com golfinhos, explorar o mergulho em cavernas ou relaxar na beira da piscina. Durante a noite, vale a pena aproveitar um dos ótimos restaurantes de Cancún ou mesmo aproveitar sua agitada vida noturna.

28/jun (domingo) – Cancun/México/São Paulo – TAM (voo noturno)

Café da manhã e manhã de descanso. Em horário combinado traslado ao aeroporto para embarque com destino a São Paulo e conexão na Cidade do México. Pernoite a bordo.

29/jun (Segunda-Feira) – São Paulo/Maceió – TAM (conexão)

Chegada, conexão para Maceió e término dos serviços.

Custos por pessoa do opcional à Cancún (em duplo ou triplo) = Usd 669

Inclui: traslados, acomodação com café da manha e aéreo adicional Leon/Cancun/Mexico (calculado em Usd 321 , incluso no custo indicado acima mas somente garantido quando da emissão das passagens).

Vendas e informações: Transamérica Turismo (Fone: 82-2121-7373)

Vista aérea de Cancún

Tulum: legado maia pertinho de Cancún

PROMOÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO DA VIAGEM CULTURAL TESOUROS MEXICANOS: os que comprarem a viagem até 31 de janeiro de 2015, terão desconto de 100 dólares.

VENDAS E INFORMAÇÕES: Transamérica Turismo

Início das vendas: 26 de dezembro de 2014.

Telefone: 82-2121-7373

Endereço: Rua Epaminondas Gracindo, n° 203, Pajuçara, Maceió-AL