Esta semana recebi neste blog um comentário de um paulistano sobre uma postagem que escrevi sobre Maceió. Diante do sincero relato feito por alguém que, pela primeira vez, manteve contato com algo que tanto estamos acostumados a ver, faço questão de compartilhá-lo em forma de post, para que nós possamos nos dar conta de como somos abençoados. No relato, Valdomiro Mascari fala de seu primeiro contato visual com o mar de Maceió, mais precisamente, com a Enseada da Pajuçara. Eis o comentário (do qual somente suprimi a parte que fala, de forma não tão simpática, de outra cidade):

“Sou paulistano, e numa viagem de carro ao nordeste pela primeira vez entrei na cidade e acabei me perdendo, não usei o GPS e simplesmente fui entrando pra ver onde chegaria já que fui em direção as partes mais baixas, sabia que o final teria que ser o mar. A opinião que dou foi quanto a surpresa que tive ao chegar na praia de Pajuçara, aqueles coqueiros, a cor da água, a ausência de ondas e a visão panorâmica que o local nos dá me deixou perplexo, sempre fui de colocar o trabalho a frente de tudo, mas naquela tarde acabei desviando tudo e passei horas curtindo o local. Conheço todas as praias brasileiras e nunca tive tamanha admiração e surpresa como foi aquele dia, seria uma espécie de Acapulco misturada com Havaí ou algo parecido. Depois continuei na orla de Alagoas, penso que aquele estado é privilegiado pela natureza, praticamente todas as praias são maravilhosas, meu espanto e surpresa maior talvez seja pelo fato de nunca imaginar encontrar algo parecido com o que pude presenciar ali. (…) Quando falamos orla e não construções ou mesmo conforto e facilidades oferecidas pelo homem, eu concordo que o estado de Alagoas num todo merece qualquer premio, realmente vale a pena conhecer cada centímetro daquelas praias! Parabéns a todos que tiveram o privilégio de nascer ai e parabéns a todos que tiveram o prazer de conhecer, e quem ainda não foi fica a dica, não há como não gostar!!!!” (Valdomiro Mortari)

Abaixo, fotos da Enseada da Pajuçara em Maceió/AL: