O litoral alagoano é reconhecido por boa parte dos brasileiros como um dos mais bonitos do país. Coqueiros, águas mornas, piscinas naturais, falésias, maré que sobe e desce, barracas de praia, pousadas de charme…Tudo isto é associado ao litoral de Alagoas.

E se alguém lhe disser que também há dunas no Paraíso das Águas? Pois é. No extremo sul do litoral alagoano, no município de Piaçabuçu, próximo à Foz do Rio São Francisco, há pelo menos 20 quilômetros de belas dunas, algumas com 50 metros de altura, que passaram a ser recentemente descobertas pelo turismo.

Sobre este fato:

O passeio pelas dunas douradas é especialmente agradável entre maio e setembro quando as chuvas formam pequenas lagoas e possibilitam um visual deslumbrante. Mas quem aprecia um bom tempo e belo céu azul, a melhor época é entre os meses de outubro e fevereiro. Os mangues, as dunas e os coqueirais servem de cenário para a desova de tartarugas e para a passagem de aves migratórias. A área protegida na foz do São Francisco tem 11 km de praia oceânica deserta, entre o rio e o povoado costeiro do Pontal de Peba.  A tranquilidade é essencial para as três espécies de tartarugas marinhas que procuram periodicamente a região para desova. Por isso, embora seja permitido o acesso a essa região, há um limite de tempo de permanência. (…) O litoral de Piaçabuçu possui duas extensas praias: a Praia de Pontal do Peba e a Praia do Peba com areia fina e dunas paralelas à praia. Numa parede arenosa quase vertical, deitados de bruços nas pranchas os mais ousados descem deslizando sobre as dunas até tocar as águas do lago de águas transparentes. É uma experiência incrível incentivada pelo guia que dá um show com sua técnica e gingado. Uma dica para ter um passeio agradável, curtir o visual do local com muita adrenalina e sem incidentes é estar sempre acompanhado de um guia turístico. Eles conhecem a região, sabem onde ir, por onde passar e podem mensurar os perigos do local. Todo risco deve ser calculado. Carros comuns podem ficar atolados na areia fofa e estacionar em alguns locais há o risco de ter o carro inundado na hora da maré cheia.” (fonte: http://estradasecaminhos.blogspot.com.br/2012/06/piacabucu-no-delta-do-rio-francisco.html)

Veja o interessante vídeo sobre o local, chamado de Dunas Douradas:

Localização das dunas:município alagoano de Piaçabuçu, último banhado pelas águas do Velho Chico

Sobre Piaçabuçu (Alagoas), veja este vídeo:

De um lado, o rio São Francisco:

Do outro lado, o Atlântico (Praia do Pontal do Peba):

O turismo já descobriu este paraíso natural:

Com as imagens deste post, está provado que o litoral de Alagoas possui preciosidades diversas e de beleza incomparável que o colocam no mais alto posto da costa atlântica na América do Sul.

Anúncios