10 de cada 10 europeus sonham em conhecer a Croácia. Muitos brasilerios ficaram sabendo disto e já incluem o país em seus roteiros de viagem (inclusive na Viagem Cultural Europa 2016, que ficará 6 dias no país, pernoitando em Dubrovnik – 3 noites, Zagreb – 1 noite, e Split – 2 noites, além de visitarmos Plitvice).

Tive a oportunidade de conhecer Dubrovnik e fiquei muito impressionado. Quero conhecer as demais atrações do país que, conforme vocês poderão ver abaixo, são fantásticas. O país mistura lindas praias, parques naturais e cidades perfeitas que aliam beleza, história, cultura e ecologia. Com tantos predicados, a Croácia é uma forte candidata a figura na lista da próxima viagem cultural. Descubra porque.

Sobre a Croácia:

  • Capital – A cidade de Zagreb
  • População – O país é relativamente pequeno e sua população é de cerca de 4.29 milhões de habitantes.(fonte: http://www.visit-croatia.co.uk) O país inteiro tem bem menos gente do que São Paulo… Uma das cidades mais populosas da Croácia é Zagreb, com cerca de 800.000 habitantes.
  • Língua – O idioma é o croata, que é muito mas muito complicado para nós, com alguns caracteres peculiares como dž, , lj, nj, š e ž! Se você quiser treinar um pouco antes de viajar ou se interessar em aprender o básico da língua croata, você pode usar este link aqui http://www.visit-croatia.co.uk/croatianfortravellers/index.htm. Mas cá entre nós, você tem que saber falar pelo menos um bom dia e obrigada em croata né? Então vamos lá, Bom dia é Dobardan (se pronuncia basicamente da mesma forma que se lê) e Obrigada é Hvala (a pronúncia é ruala). Particularmente adorei essa palavra e dá vontade de ficar repetindo aqui no Brasil..
  • Paisagens – A costa é formada por cerca de 1185 ilhas no Mar Adriático, mas destas apenas 50 são habitadas. A maior ilha é Krk (não me pergunte como pronunciar isto..:P). Além das ilhas, a paisagem natural da Croácia é formada por regiões montanhosas, parques ecológicos e áreas rurais.
  • Clima – Taí um dos fatores que fazem a Dalmácia ser a região mais conhecida da Croácia. Dizem que a costa do país conta com 2600 horas de sol em média por ano, ou seja, uma das costas europeias mais ensolaradas! Mas sim, no inverno também é muito frio e neva.
  • Moeda: Chamada de kuna, a moeda croata pode confundir num primeiro momento. 100 lipas formam uma kuna e um euro equivale a 7,5 kunas em média. Em alguns lugares o euro é aceito mas confesso que tive que trocar praticamente todo o euro que tinha pois às vezes nem agência turística aceitava euro.
  • Principal Religião: Católica Romana

UM POUCO DA HISTÓRIA RECENTE

A região da Croácia esteve por muitos anos sob domínio estrangeiro. Já foi habitada por gregos,romanos e pelos turcos. Há ainda bem conservadas várias construções remanescentes do período do Império Romano, como o anfiteatro em Pula e o Palácio de Diocleciano em Split.

A Croácia já foi parte do Reino Húngaro e uma parte do país também ficou muito tempo sob domínio veneziano. Depois da I Guerra Mundial passou a fazer parte do Reino da Iugoslávia, mas em 1991 após abandonar a república iugoslava sofreu as consequências de uma guerra com a Sérvia que deixou muitas marcas no país. De 1991 a 1995, grande parte da população se tornou refugiada, milhares de casas foram destruídas e sim houve muitas mortes. Várias cidades sofreram bombadeios como Zagreb e Dubrovnik. Em Dubrovnik muitos monumentos históricos foram praticamente destruídos, mas após a guerra, em 1995 a cidade recebeu apoio da UNESCO e da União Europeia para reconstruir a cidade. Os danos foram reparados e atualmente é a cidade croata que mais recebe turistas.

A Croácia é um país que vem se recuperando rapidamente de uma guerra que deixou muitos danos e vem florescendo como um excelente destino turístico.” 

BRASILEIRO PRECISA DE VISTO?

Não! Vale a mesma regra utilizada na Europa, onde podemos ficar até 90 dias a turismo com passaporte válido por no mínimo 6 meses“. ((fonte: http://www.mejogueinomundo.com/croacia/mais-infos-sobre-a-croacia-para-ajudar-a-montar-seu-roteiro-pelo-pais/)

Abaixo, os cinco (seis, contando com o bônus) das principais atrações da Croácia. As informações sobre as cidades foram retiradas do site http://behappyviagens.com.br/gallery/croacia/

1 – Dubrovnik

“Dubrovnik: definida por Lord Byron como a “pérola do Adriático”, possui um centro antigo repleto de belezas e é enclausurada por uma muralha de 25 metros de altura, sendo assim a maior cidade fortificada do mundo. Dalí se tem as melhores vistas do mar Adriático, como por exemplo a praia de Ploce. A vida jovem da cidade é bastante presente graças às universidades locais, e suas atrações culturais e históricas vão de fortes a monastérios, passando por museus e sinagogas.

2 – Split

“Split: é a maior cidade adriática e abriga o palácio do imperador romano Diocleciano, que entrou na lista de Patrimônio Histórico da Unesco. A oeste do centro antigo, caminhando por bosques, os visitantes chegam a praias reclusas com alguns bares à beira-mar que propiciam deliciosos momento de tranquilidade”.

3 – Ilha de Hvar

“Hvar: na cidade de Hvar, destacam-se as montanhas e casas históricas. Quem vai até lá também não pode deixar de fazer um passeio de barco pelas ilhas e cavernas, como a Blue Cave e a Green Cave. O passeio rende cenas estonteantes dessas belezas naturais que podem ser vistas em pouquíssimos lugares do mundo.”

4 – Zagreb

“Zagreb: a capital Zagreb é conhecida pela sua vida agitada, ideal para curtir uma noite dançante e dinâmica. Na rua Tkalciceva (apenas para pedestres) é possível encontrar diversos cafés, butiques e ateliês locais, que recebem turistas durante o ano todo para saborear um copo da tradicional cerveja Velebitsko ou das Rajikas especiais (típica bebida alcoólica da Croácia). Não deixe de visitar o Dolac, principal mercado da cidade, que é formado por barracas delicadas repletas de lavanda, nozes, mel, flores e queijos, entre outros produtos. Para quem busca uma viagem mais cultural, recomenda-se visitar o Museu Mimara (um palácio neorrenascentista aberto e principal espaço de arte), a neogótica Catedral da Assunção da Abençoada Virgem Maria e o Parque Natural Medvednica.”

5 – Parque Nacional de Plitvice

Bônus Zadar

“Zadar: um ótimo lugar para prestigiar o pôr-do-sol. A cidade possui um órgão gigante que é tocado pelas ondas do mar. O espetáculo se completa por um belíssimo show de luzes que surpreende visitantes de diversas partes do planeta. A cidade é também o melhor ponto para compra de artesanato e arte local.”

Para quem quer dicas sobre uma viagem à Croácia: http://www.mejogueinomundo.com/croacia/planejamento-viagem-croacia/