Há cerca de um mês, para acompanhar minha esposa, que já era fã, comecei a assistir a série britânica Dowton Abbey. Além de gostar muito dos personagens e do roteiro (ambientado na Inglaterra durante as primeiras décadas do século XX), chama-me a atenção as locações, feitas em uma propriedade magnífica. Aliás, já acostumado com os livros (e filmes baseados na obra) de Agatha Christie, sabia que o interior da Inglaterra tem casas (na verdade, mansões e castelos) fabulosos. O castelo (não dá para chamar simplesmente de casa!!!) de Dowton Abbey é majestoso pela beleza da área rural que o cerca e, especialmente, por sua riqueza arquitetônica interior e exterior.

Trata-se do Highclere Castle, situado no sudoeste da Inglaterra:

Os personagens da série britânica:

Os cômodos de Downton Abbey:

Localização do Castelo Highclere:

Sobre o local onde a série foi gravada, veja abaixo uma matéria que explica vários detalhes:

“Faça uma viagem para a zona rural de Downton!

Se você é fã de “Downton Abbey”, veja onde os episódios foram filmados.

Castelo de Highclere, Hampshire

Se assistir à premiada série faz você desejar que estivesse tomando um chá da tarde em um magnífico palacete, chegou a hora de satisfazer esse desejo. Nós reunimos uma lista de locações da série dignas de uma visita.

Castelo de Highclere

O Highclere Castle , em Berkshire (sudeste da Inglaterra), é o castelo verdadeiro que representa Downton Abbey. Situado em 400 hectares de parque natural, esta mansão vitoriana é a casa do conde e da condessa de Carnarvon, cuja família vive no local desde 1679. O autor de “Downton Abbey”, Julian Fellowes, é amigo de longa data da família e tinha Highclere em mente enquanto escrevia a série. No castelo, você poderá experimentar a vida de Downton em primeira mão: tomar chá no restaurante, passear pelos jardins e admirar os interiores suntuosos, muitos dos quais utilizados nas filmagens. Mas não se esqueça de comprar os ingressos com antecedência, já que o lugar se tornou bastante conhecido e, consequentemente, concorrido!

The Carnarvon Arms

Para os amantes de Downton que quiserem dormir no mesmo quarto que seus heróis, recomendamos uma reserva no The Carnarvon Arms , uma antiga estrebaria de categoria II. Por estar próximo a Highclere, The Carnarvon é a base perfeita para o elenco durante as filmagens. Recentemente passou por uma reforma comandada pelo chef britânico Marco Pierre White, portanto você poderá se deleitar com algumas opções preparadas no estilo pub, sempre de olhos abertos para ver Matthew ou Carson no bar.

Lady Sybil e o refúgio de Branson

The Cotswolds , região designada como Área de Incrível Beleza Natural, fica ao norte de Highclere e, na segunda temporada, foi o cenário da escandalosa fuga de Lady Sybil com Branson, o motorista. O casal foi para Swinbrook, em Oxfordshire Cotswolds, e filmou no Swan Inn , um pub exclusivo que serve como uma idílica base para se explorar a região.

Vilarejo de Downton

Também em Cotswolds encontra-se o pitoresco vilarejo de Bampton , onde muitas das cenas externas do vilarejo de Downton e da residência dos Crawley são filmadas. Dê uma passada no Bampton Coffee House para tomar um chá com creme tradicional ou almoçar noVineyard at Stockcross , um elegante hotel com um restaurante excelente. Há rumores de que Maggie Smith, a nobre moradora de Downton, tenha se hospedado lá durante as filmagens.

Cela prisional de Bates

Foi ou não foi ele? A terceira temporada mostra John Bates detido em uma prisão de York por assassinato. No entanto, se olharmos com atenção, veremos que a prisão é, na verdade, o Lincoln Castle , localizado a algumas horas na direção sul de York. O Castelo de Lincoln guarda a Carta Magna de Lincoln, que remonta a 1215, bem como a Carta da Floresta, um documento de 1217 que garantiu que as florestas da Inglaterra não fossem controladas pela aristocracia.

Passeios em Downton Abbey

A Brit Movie Tours oferece um pacote de três dias chamado Downton Abbey Experience , onde você poderá ouvir histórias sobre o elenco, as filmagens e a produção, além de desfrutar das principais locações de “Downton Abbey” antes de experimentar a vida da aristocracia eduardiana.

Com pouco tempo? Eles também oferecem um passeio de um dia pelas locações de “Downton Abbey” .A agência The Wayfarers , especializada em caminhadas, oferece um pacote de sete dias com passeios exclusivos, incluindo o Castelo de Highclere, os belos vilarejos de Cotswold, o círculo de pedra neolítico em Avebury e a aldeia de Lacock, onde foram filmados “Orgulho e Preconceito” e “Harry Potter”. Com a P&P Tours , você poderá fazer um passeio de um dia com visitas guiadas a uma seleção de locações da série, incluindo Bampton e o Castelo de Highclere.

Você poderá contratar um motorista e guia particular por um dia na Great British Tours , visitando o Castelo de Highclere e Bampton. Entre as opções da European Waterways , há um cruzeiro de sete dias ao longo do rio Tâmisa que inclui um passeio pelo Castelo de Highclere. O site Visit Oxfordshire criou um conveniente mapa das locações de “Downton Abbey” , portanto é possível visitá-las por conta própria.

Saiba mais sobre as locações de “Downton Abbey” e localize-as no mapa disponível no LoveWall do VisitBritain!” (fonte: http://www.visitbritain.com/pt/Things-to-do/Culture/Downton-Abbey.html)

Sobre a série:

Downton Abbey é uma série de televisão britânica produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV. A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, chamada Downton Abbey e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912. Ela foi criada por Julian Fellowes, também seu principal roteirista, e estreou em 26 de setembro de 2010. Em Portugal, passou a ser exibida em 10 de outubro de 2011 no canal Fox Life e na SIC em 25 de fevereiro de 2012, e começou a ser exibida no Brasil pelo Globosat HD em maio de 2012 com última exibição em 14 de julho de 2012. . Em 04 de abril de 2013, a GNT iniciou a exibição da primeira temporada de Downton Abey  .

A recepção ao programa tem sido predominantemente positiva; a audiência é considerada alta para uma série de época e recebeu diversos prêmios e indicações desde a sua primeira temporada. Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited, de 1981, e entrou no Livro Guinness dos Recordes de 2011 como o “programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica” do ano, no qual também recebeu o título de melhor minissérie no Emmy. No ano seguinte, venceu na categoria melhor minissérie ou filme para televisão no Globo de Ouro. Já foram exibidas cinco temporadas no Reino Unido.” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Downton_Abbey

Anúncios