Neste dia 12 de outubro, em que os brasileiros católicos comemoram a data dedicada a sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, chama a atenção a quantidade de fiéis que se deslocam de todo o país para visitar a Basílica (há exatos dois anos fiz um post neste blog sobre a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida: https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/10/12/sou-capira-pirapora-nossa-senhora-de-aparecida/

Engana-se quem pensa que o amor à Mãe de Jesus se limita às terras brasileiras: há devoção à Nossa Senhora em todas as partes do planeta, e ainda que a maior parte se localize na Europa Católica e na América Latina, também são encontrados santuários marianos em lugares como o Japão, a Índia e a Argélia. Os relatos de como surgiu o culto às diversas denominações da Virgem Maria são muito interessantes.

Tive a benção de ter conhecido lugares como Guadalupe (México), Montserrat (Espanha), Basílica de Santa Maria Maggiore (Itália), Fátima (Portugal), a casa de Nossa Senhora em Éfeso (Turquia), e posso assegurar que são lugares que transmitem muitos sentimentos positivos. Próximo ano visitarei Medjugorge, em um tour que faremos ao Velho Continente. Ainda gostaria muito de conhecer Israel, e visitar lugares tão representativos como Nazaré, Belém e Jerusalém. Impressionou-me as histórias de Loreto, nada é tão tocante à procissão de enfermos de Lourdes, e como não se impressionar com os segredos de Fátima?

Santa Maria Maggiore (Roma):

Nossa Senhora de Guadalupe (México):

Nossa Senhora da Conceição (Washignton – Estados Unidos):

Nossa Senhora de todos os Povos, Akita (Japão):

Nossa Senhora da Saúde dos Enfermos em  Velankanni (Índia)

Nossa Senhora de Banneux -Virgem dos Pobres (Bélgica):

Nossa Senhora de Fátima (Portugal):

Nossa Senhora de Lourdes (França):

Nossa Senhora de Loreto (Itália):

Nossa Senhora de Jasna Góra – em Czestochowa (Polônia):

Nossa Senhora de Medjugorge (Bósnia):

Nossa Senhora Aparecida (Brasil):

Nossa Senhora de Montserrat (Espanha):

Nossa Senhora de Luján (Argentina):

Nossa Senhora da África em Argel (Argélia):

Basílica da Anunciação em Nazaré (Israel):

Sobre os santuários dedicados à Virgem Maria:

Os principais santuários marianos

Haverá algum país no mundo que não tenha pelo menos um santuário dedicado à Virgem Maria? Sim, Maria está, de facto, presente em todo o mundo, em todos os continentes, ainda que alguns dos principais lugares de devoção mariana sejam hoje, pelo seu esplendor, santuários internacionalmente conhecidos e frequentados por milhões de peregrinos todos os anos. É o caso, por exemplo, de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, de Nossa Senhora da Aparecida, no Brasil, ou de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, ou de Nossa Senhora de Czestochowa, na Polónia, de Nossa Senhora do Loreto, em Itália, Nossa Senhora de Vladimir, em Moscovo, de Nossa Senhora de Velankanni, na Índia, de Lavang, no Vietname, de Akita, no Japão, de Nossa Senhora da Paz em Yamoussoukro, na Costa do Marfim, de Nossa Senhora de África, na Algéria ou de Nossa Senhora de Altötting, na Alemanha, de Walsingham, em Inglaterra, de Lourdes, em França e de muitos outros onde se juntam multidões em peregrinações para louvar e rezar a Maria, a Virgem do Rosário e de qualquer intercessão…Tudo começou, claro está, há dois mil anos, em Nazaré da Galileia, pequena aldeia da Terra Santa onde Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel, na Anunciação. Hoje, eleva-se uma grande basílica em Nazaré, exactamente no local onde a Virgem pronunciou o “sim” que lhe permitiu ser a Mãe do Messias anunciado às nações, o Cristo Jesus. Nazaré é o primeiro santuário mariano, o santuário universal.” (fonte: http://pt.mariedenazareth.com/2982.0.html?L=6)

Para que se perceba como é grande a devoção à Nossa Senhora, segue abaixo uma lista com os principais santuários marianos no mundo:

Basílica de Santa Maria Maior: Construída há mais de 1.500 anos. É o mais antigo e importante santuário mariano do mundo (Roma, Itália).

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe: México, 1531.

Basílica de Nossa Senhora de Lourdes: França, 1858.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Portugal, 1917.

Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: Aparecida, São Paulo, Brasil, 1743.

Basílica de Nossa Senhora dos Anjos: Porciúncula, Assis, Itália.

Basílica de Nossa Senhora da Esperança: Meziéres, França, ano 930.

Basílica de Nossa Senhora de Loreto: Itália, 1295.

Basílica de Nossa Senhora de Luján: Argentina, 1630.

Basílica da Dormição de Maria: Jerusalém, Israel.

Basílica de Nossa Senhora de Montserrat: Espanha.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia: Itália.

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré: Portugal.

Basílica da Anunciação: Nazaré, Israel.

Basílica de Nossa Senhora do Círio: Belém, Pará, Brasil.

Basílica de Nossa Senhora de Caravaggio: Brasil e Itália.

Basílica de Nossa Senhora Rainha da Paz: Medjugorje, Bósnia“. (fonte: http://www.amoranossasenhora.com.br/2013/04/mariologia-uma-breve-introducao-principais-santuarios-marianos/)

Anúncios