Duas cidades preciosas. Dois lugares que me encantaram: um passei quase dois anos, o outro, quase dois dias. Salamanca e Córdoba são as cidades espanholas em que mais me senti à vontade. Curiosamente, têm em seus centros históricos uma ponte romana, o que por si só já demonstraria a importância destas cidades e como as mesmas souberam conservar seu patrimônio. As citadas pontes não só são marcos históricos, como são pontos de encontro da cidade, sem falar que são belíssimas.

Lembro que quando morei em Salamanca (2009/2010), costumava passar, andando ou de bicicleta, quase todas as semanas pela ponte romana de Salamanca, sempre que precisava cruzar o Rio Tormes, especialmente para ir até as instalações esportivas das Universidad de Salamanca ou mesmo à parte nova da cidade, onde fica o shopping center. Também quando alguém ia à Salamanca me visitar, semprei incluía a passagem pela Ponte Romana no roteiro: quando chegávamos à metade, tirávamos uma linda foto da Catedral.

A ponte romana de Córdoba eu já conhecia das fotos: praticamente todos os postais de Córdoba mostram a ponte com a Catedral-Mesquista ao fundo. Quando fui visitar Córdoba em dezembro de 2014, fiquei hospedado em um hotel do outro lado da ponte, exatamente para ter que atravessá-la sempre que fosse ao centro histórico. A noite, a ponte iluminada fica ainda mais linda.

Abaixo, fotos das pontes romanas citadas.

Salamanca:

Córdoba: