Neste blog, tivemos a oportunidade de prestar algumas “homenagens”, mais do que merecidas, a uma das principais riquezas do Estado de Alagoas, que são as suas lagoas:

https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/05/01/as-incriveis-imagens-da-lagoas-de-alagoas/

https://culturaeviagem.wordpress.com/2015/06/04/as-cidades-lacustres-de-alagoas/

https://culturaeviagem.wordpress.com/2013/08/31/entre-a-praia-e-a-lagoa-os-encantos-do-pontal-da-barra-maceio/

https://culturaeviagem.wordpress.com/2014/05/24/sururu-o-sabor-da-alagoanidade/

Neste contexto, sob o ponto de vista do turismo, um dos roteiros imperdíveis para quem visita Maceió (e para os próprios maceioenses) é o passeio de barco para conhecer as Nove Ilhas situadas na Lagoa Mundaú.

Se você gostaria de conhecer a maior ilha lacustre do país (Ilha de Santa Rita), deslumbrar-se com o encontro da Lagoa Mundaú com o Oceano Atlântico, saber sobre as histórias (ou estórias) que deram nome a cada uma das ilhas, e até mesmo tomar banho de piscina, de lagoa e de mar no mesmo tour, esta é a sua praia (ou melhor, sua lagoas).

Sobre o referido passeio:

As Nove Ilhas, segundo minhas pesquisas, formam um arquipélago fluvio-marinho localizado na Lagoa Mundaú. A paisagem é formada por manguezais, coqueirais, ilhas e ilhotas. Logo, saímos na escuna rumo ao passeio. Cada uma das nove ilhas tem nomes e histórias interessantes. A Ilha das Andorinhas, por exemplo, pertence ao roteiro migratório das andorinhas; a Ilha do Fogo, contam, tem esse nome devido a um alambique de pinga, que foi à falência pelo grande consumo do produto pelos funcionários; a Ilha de Santa Marta, faz uma homenagem à Santa; a Ilha do Almirante, foi batizada assim devido o seu antigo dono, um almirante da Marinha que viveu na ilha até falecer; a Ilha de Um Coqueiro Só, ficou sendo chamada assim porque durante uma enchente em 89, a ilha foi totalmente devastada, restando apenas um coqueiro; já a Ilha das Cabras, tem esse nome pois seu antigo morador possuía um rebanho de cabras até ser proibido devido ao impacto ao meio ambiente; a Ilha de Bora Bora, tem esse nome chique não por causa da ilha da Polinésia Francesa, mas ganhou o nome numa redução da palavra ’embora’ para ‘bora’; a Ilha de Santa Rita é a maior ilha lacustre (de lagoa) do país, com mais de 12 km² de superfície, e área de preservação ambiental. É ocupada pelos povoados de Santa Rita, Siriba, Jacaré e Barra Nova”. (fonte: http://compartilheviagens.com.br/ilha-do-carlito-al-uma-das-nove-ilhas-da-lagoa-mundau/)

Abaixo, fotos aéreas das ilhas:

Ponta da Barra, um dos lugares de onde saem os passeios:

Alguns dos passeios:

O meio de transporte:

As ilhas: