O mundo é mesmo fantástico. É cada lugar interessante que uma vida não é suficiente para conhece-los. Dentre os destinos turísticos que estão no imaginário de muita gente enquanto paraíso na terra, destacam-se as ilhas Maldivas, próximas à Índia.

Nas duas fotos abaixo, dá para ver o motivo das pessoas quererem visitar o arquipélago: suas águas transparentes e areia branquinha.

Todavia, o que me chamou a atenção em relação às Maldivas foi sua capital, Malé.

Trata-se de uma cidade que fica em uma entre as 1.196 ilhas do arquipélago, que é o menor país da Ásia. O curioso em Malé é a sua incrível concentração populacional, já que a cidade reúne cerca de 100 mil habitantes em pouco mais de 2 km2, o que confere à cidade uma densidade demográfica de 48.235 hab/km2., mais do dobro da de Manhattan e do triplo da de Mônaco.

Sobre esta questão, ao pesquisar na internet, descobri o seguinte comentário:

Una de las ciudades que siempre me han causado curiosidad es Malé, la capital de las Maldivas. ¿Ustedes han visto una foto? Bueno, si no la han visto, ahora se las voy a mostrar… por ahora les cuento que la ciudad está en una pequeña isla en medio del Océano Índico. Hasta ahí todo normal. El problema es que la isla ya se acabó, es decir, ya Malé ocupó TODO el espacio que tenía disponible en la isla e incluso le han reclamado algunos territorios al mar para poder ampliarla. La cosa es, no sólo grave, sino también preocupante. A tal punto llega el hacinamiento que el aeropuerto no pudo ser construido en la isla principal sino en una de las islas aledañas.” (fonte: https://blogdebanderas.com/2012/07/27/hacinamiento-en-el-agua-las-islas-mas-densamente-pobladas-del-mundo/)

Veja que há algum tempo atrás as construções na ilha não eram tantas assim:

Todavia, hoje a situação é bem diferente:

A depender do ângulo da foto aérea, você pode vislumbrar o porto, as praias, o estádio de futebol, etc:

Um dos exemplos da falta espaço em Malé é o seu aeroporto:

Como dato curioso, en la isla no había espacio para un aeropuerto y por lo tanto tuvo que ser construido en una isla cercana. Como no existe un puente que conecte las 2 islas, los habitantes de Malé deben tomar lanchas, ferries o barcos para ir al aeropuerto” (fonte: https://blogdebanderas.com/2012/07/27/hacinamiento-en-el-agua-las-islas-mas-densamente-pobladas-del-mundo/)

Anúncios