Fazia muito tempo que o mundo não falava tanto sobre dois países: Islândia e País de Gales. Curiosamente, o motivo é o futebol, já que as duas seleções, consideradas azarões, vêm fazendo uma boa campanha na Eurocopa.

O pouco protagonismo dos referidos países não se dá apenas no futebol: tratam-se de pequenos e pouco populosos Estados europeus, o que não significa dizer que não sejam extremamente interessantes sob o ponto de vista turístico.

O País de Gales, mais conhecido no mundo com Wales, é um dos países que integram o Reino Unido. Possui cerca de 3 milhões de orgulhosos habitantes e uma área pouco menor que a do Estado de Sergipe.

Para quem ainda se confunde e  não sabe bem a diferença entre Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido, eis abaixo um esquema fácil para compreensão:

Apesar da proximidade com a Inglaterra, Gales tem uma cultura forte e bem própria:

Os romanos construíram fortes em Gales, e deixaram lá marcas históricas e culturais. Em  Caerleon construíram uma bela fortaleza, local do anfiteatro considerado o mais bem mantido e conservado da Grã-Bretanha. O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem. O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente. O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionado com os nomes de várias outras regiões europeias onde os povos germânicos tomaram contacto com culturas não-germânicas. ” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADs_de_Gales)

Abaixo, a bandeira do País de Gales com o dragão andando:

Um dos novos orgulhos dos galeses:

Nas fotos abaixo, algumas das belezas do País de Gales, destacando-se pequenas vilas, castelos, construções históricas e paisagens naturais:

Cardiff é sua capital:

Por sua vez, a Islândia (Iceland) é um dos países mais exóticos da Europa: trata-se de uma ilha bem, mais diante do continente, onde faz bastante frio a maior parte do ano (não é à toa que se chama terra do gelo) e possui lugares que abrigou várias locações de filmes (de Batman begins à Além da escuridão – Star Treck, mas o que eu lembro mesmo é A vida secreta de Walter Mitty).

Sua pequena população (cerca de 320 mil habitantes, sendo 2/3 na capital) possui uma das mais altas qualidades de vida do planeta (seu IDH é o décimo sexto do mundo e o país é considerado o lugar mais seguro da Terra).

O país é uma grande pedida para os viajantes que se encantam com paisagens naturais de beleza extraordinária: na Islândia, há belíssimas regiões de vulcões, geleiras, cachoeiras, geisers, montanhas,

amazing-iceland-landscapes-1

amazing-iceland-landscapes-43

Sua capital é Reykjavík:

Anúncios