Sempre gostei de lugares de onde eu pudesse ter uma vista panorâmica deslumbrante! Em geral, os mirantes se prestam a este papel. Todavia, quem disse que eles precisam ser lugares parados? No caso, a bordo de cabines de rodas-gigantes, em algumas situações, pude ver lindas paisagens de ângulos insuperáveis.

Minhas experiências em alguns destes “brinquedos” mais famosos começaram com a London Eye, situada na capital inglesa e que foi inaugurada no ano 2000, sendo visitada por quase 4 milhões de pessoas por ano. Também estive na Wiener Riesenrad, em Viena (Áustria), construída em 1897 (foto abaixo). Uma que me arrependo de não ter subido foi a roda-gigante do tradicional parque Tivoli, com mais de 170 anos de existência, localizado em Copenhague (Dinamarca).

Na foto acima, a Wiener Riesenrad (Viena): tradição há mais de 100 anos

Acima, a Gran Rouen de Paris: em um dos cenários mais belos do planeta

Recentemente, tenho percebido que estão na moda as “rodas-gigantes de observação”, com cápsulas de diversos tamanhos e que comporta muitas pessoas. Na foto abaixo, a cabine da London Eye, que comporta 32 pessoas com conforto:

Imagem relacionada

Minhas últimas experiências em rodas-gigantes foram na de Helsinki (não era muito alta, mas valeu a pena) e na de Paris, que fica na Place de la Concorde, de onde pude deslumbrar todo o visual da Cidade Luz (pelo que andei lendo, a Gran Roue estava prevista para ser algo temporário, mas foi ficando, ficando, ficando…).

Abaixo, algumas fotos dos recentes passeios nas rodas-gigantes de…

Paris:

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, céu e óculos de sol

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, céu, ponte e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, céu, nuvem e atividades ao ar livre

e Helsinki:

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, céu, nuvem e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

Sei que em Orlando (Flórida) também instalaram uma roda-gigante por lá, assim como Las Vegas, que inaugurou a mais alta do mundo (com 167 metros de altura).

Abaixo, a The Orlando Eye:

Resultado de imagem para rodas gigante orlando

Foto noturna da High Roller em Las Vegas:

Resultado de imagem para roda gigante las vegas

Pelo que se pode perceber, está havendo uma febre de roda gigantes no mundo. Neste sentido, vide:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roda-gigante

Sobre as principais rodas-gigantes do mundo:

https://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/veja-as-20-melhores-rodas-gigantes-ao-redor-do-mundo,3f7eb1db86539310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

E o Brasil? Vi pela internet que existe uma roda-gigante de observação que é itinerante e que visita várias cidades do Brasil. Na reportagem abaixo, vê-se que ela estaria em Curitiba, por ocasião do aniversário da capital paranaense:

http://www.bemparana.com.br/noticia/492065/shopping-de-curitiba-tera-maior-roda-gigante-da-america-latina

Assim, já que a referida roda-gigante é itinerante, lanço o desafio: por que as autoridades estaduais e municipais de Alagoas (ou mesmo os empresários de algum shopping center) não trazem esta atração para Maceió?

Seria um ótimo presente para os alagoanos e turistas que visitarem a cidade, especialmente a partir de setembro, mês em que Alagoas comemora 200 anos de sua Emancipação Política, até a temporada de verão. Já imaginaram a beleza da orla da Pajuçara e Ponta Verde vista do alto?

Imagem relacionada

 

 

 

Anúncios