Imagem relacionada

Neste dia 29 de junho, os alagoanos comemoram o feriado atribuído a São Pedro em que muitos pensam se tratar de um feriado estadual dedicado a um dos filhos mais ilustres de Alagoas: Floriano Peixoto (1839-1895). De toda forma, não seria nenhum exagero se os alagoanos dedicassem (como fazem os maceioenses) uma data festiva ao Marechal de Ferro.

Com uma vida dedicada ao país, Floriano teve uma carreira militar de sucesso: “Assentado praça em 1857, ingressou na Escola Militar em 1861. Em 1863 recebeu a patente de primeiro-tenente, seguindo sua carreira militar. Floriano era formado em Ciências Físicas e Matemáticas. Floriano ocupava posições inferiores no exército até a Guerra do Paraguai, quando chegou ao posto de tenente-coronel. Ingressou na política como presidente da província de Mato Grosso, passando alguns anos como ajudante-geral do exército“. (fonte: http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Marechal_Floriano_Peixoto)

Pode-se falar de tudo sobre Floriano, menos que ele não foi patriótico. Herói da Guerra do Paraguai, disputou, como candidato a vice, a eleição para presidente da República na chapa encabeçada por Prudente de Moraes, rival de seu conterrâneo Deodoro, de quem acabou sendo vice (pois foi mais votado que o candidato a vice de Deodoro). Sobre este episódio protagonizado pelos dois marechais alagoanos (em que Floriano teve até mais votos que Deodoro), sugiro a leitura do post abaixo:

https://culturaeviagem.wordpress.com/2014/10/05/a-primeira-eleicao-para-presidente-no-brasil-dois-alagoanos-rivais-no-poder/

Floriano acabou sendo, após a renúncia de Deodoro, o segundo presidente do Brasil (1891-1894), tendo sido considerado o Consolidador da República, ainda que isto tenha se dado a custa de muito de sangue (Floriano ordenou o fuzilamento de 185 opositores ao seu regime). Por estas e outras também foi apelidado de Marechal de Ferro.

Resultado de imagem para floriano peixoto curiosidades

Acima, caricatura de Floriano como Homem de Ferro (autoria de Pedro Bottino)

É inegável o fato de que Floriano foi um presidente que marcou época,  seja para o bem ou para mal (a propósito, até hoje se discute em Florianópolis a ideia de mudar o nome da cidade, que recebeu esta denominação para prestar homenagem aquele que veio a conter uma revolta contra o Governo Central ocorrida na cidade).

Segundo o Guia dos Curiosos:

Em seu governo, Floriano Peixoto anulou o decreto de dissolução do Congresso e trocou os governadores que apoiavam Deodoro. Tabelou os preços dos alimentos e congelou o preço dos aluguéis. O governo de Floriano Peixoto transferiu as festas carnavalescas de fevereiro para junho em 1892. Segundo as autoridades, o verão era mais propício à propagação de epidemias, comuns naquela época.” (fonte: http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2588/1/curiosidades-sobre-os-33-ex-presidentes-do-brasil.html)

Apesar de ser considerado autoritário, Floriano transmitiu o cargo a Prudente de Morais dentro das regras da Constituição: “Com o expresso apoio de influentes setores da oligarquia paulista, o presidente Floriano Peixoto organizou o processo eleitoral que daria a vitória a Prudente de Morais. Pela primeira vez, um civil viria a assumir a República Brasileira“. (fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/governo-floriano-peixoto.htm)

Diferentemente dos presidentes que lhe sucederam, Floriano morreu pobre. Em seu último escrito, deixa bem claro seu espírito cívico:

“” [….] A mim me chamais o consolidador da República. Consolidador da obra grandiosa de Benjamin Constant e Deodoro são o exército nacional e uma parte da armada, que a Lei e às instituições se conservaram fiéis. Consolidador da República é a guarda nacional, são os corpos de polícia da Capital e do estado do Rio, batendo-se com inexcedível heroísmo e selando com o seu sangue as instituições proclamadas pela Revolução de 15 de novembro. Consolidador da República é a mocidade das escolas civis e militares derramando o seu sangue generoso para com ele escrever a página mais brilhante da história das nossas lutas. Consolidador da República, finalmente, é o grande e glorioso partido republicano, que, tomando a forma de batalhões patrióticos, praticou tais e tantos feitos de bravura, que serão ouvidos sempre com admiração e respeito pelas gerações vindouras. São esses os heróis para os quais a Pátria deve volver os olhos, agradecida. À frente de elementos tão valiosos, não duvidei, um momento sequer, do nosso triunfo, e, pedindo conselhos a inspiração e a experiência e procurando amparo no sentimento da grande responsabilidade que trazia sobre os ombros tive a felicidade de poder guiar os nossos no caminho da vitória. [….] ” – Floriano Peixoto.

Como sugestão de leitura sobre Floriano:

Imagem relacionada

Algumas das homenagens prestadas pelos alagoanos a Floriano são:

Praça Floriano Peixoto em Maceió (também conhecida como Praça dos Martírios):

Resultado de imagem para praça estatua floriano peixoto alagoas

Imagem relacionada

Resultado de imagem para praça palácio floriano peixoto alagoas

Sobre a linda praça, já fizemos uma homenagem no post abaixo:

https://culturaeviagem.wordpress.com/2015/06/09/o-coracao-de-maceio-a-praca-dos-martirios-em-fotos-historicas-e-fantasticas/

Estátua de Floriano na praça de mesmo nome:

Resultado de imagem para praça estatua floriano peixoto alagoas

Resultado de imagem para praça estatua floriano peixoto alagoas

Sobre a praça Floriano Peixoto e a estátua do Marechal, sugerimos a leitura do interessante post abaixo:

http://www.historiadealagoas.com.br/praca-dos-martirios-e-o-monumento-a-floriano-peixoto.html

Palácio do Governo Floriano Peixoto (hoje museu):

Imagem relacionada

Resultado de imagem para palácio floriano peixoto alagoas

Sobre o Museu Palácio Floriano Peixoto, sugerimos a leitura do nosso post:

https://culturaeviagem.wordpress.com/2016/12/08/o-museu-palacio-floriano-peixoto-e-algumas-sugestoes-para-a-criacao-de-um-museu-de-alto-nivel-em-maceio/

Praça Floriano Peixoto na cidade de Pilar:

Resultado de imagem para floriano peixoto praça pilar alagoas]

Praça e Avenida Floriano Peixoto em Penedo:

Resultado de imagem para floriano peixoto praça penedo

Resultado de imagem para avenida floriano peixoto penedo

Imagem relacionada

Memorial à República em Maceió:

Resultado de imagem para memorial à república floriano maceió

Resultado de imagem para memorial à república floriano maceió

Praça em Ipioca (Maceió), com busto e pequeno obelisco, no local onde nasceu Floriano:

Resultado de imagem para praça ipioca floriano maceió

Resultado de imagem para praça ipioca floriano maceió

Certamente, ainda há muito para os alagoanos fazerem pela preservação da memória de um de seus filhos mais ilustres.

Resultado de imagem para floriano peixoto

 

Anúncios