Desde o início do projeto Viagem Cultural (existente desde 2012, em parceria com a Transamérica Turismo), a Itália esteve presente em várias edições, oportunidades em que visitamos diversas cidades como Roma, Florença, Veneza, Pádua, Bolonha, Verona, Siena, San Gimignano e Modena. Cada uma mais bonita que a outra. Em outras viagens que fiz por conta própria, já conheci outros lugares encantadores da Velha Bota, como Milão, Perugia, Orvieto, Assis, Arezzo, Pisa, Luca, Nápoles, Costa Amalfitana, Gubbio, Pompeia, Palermo, Castelmola, Cefalù, Civitá di Bagnoregio, dentre outras pérolas italianas.

Posso lhes assegurar, todavia, que nenhuma me causou uma impressão tão positiva como a cidade siciliana de Taormina, que está no roteiro da Viagem Cultural 2024 (Puglia, Sicília e Malta, no período de 23.03 a 06.04.2024). Segue programa da viagem: https://culturaeviagem.wordpress.com/2023/07/02/lancada-a-viagem-cultural-2024/

E olhem que não sou o único que considera Taormina umas das cidades mais bonitas da Itália (que, por sua vez, é considerado um dos países mais bonitos do mundo).

Neste contexto, em reportagem da CNN sobre a Sicília, destacou-se que “a surpresa ficou por conta da charmosa Taormina, uma visita imperdível quando se fala de Sicília. Definitivamente não dá para ir à Sicília e não visitar Taormina. A cidade cresceu como uma cidade turística, com uma miscigenação de diversos povos, que ao longo do tempo passaram por ali – sicilianos, bizantinos, gregos e romanos. Ou seja, com vocação para receber – e muito bem. As figuras mais destacadas da Europa já passaram pela cidade, como Alexandre Dumas, Salvador Dali, Truman Capote, Goethe, Oscar Wilde, entre outros“.

E continua a reportagem: “Uma pequena cidade medieval, no topo de uma montanha, com uma estrada tortuosa, que chega a confundir o GPS, com as diversas idas e vindas, cruzando as estradas, somada “àquela” sinalização à italiana. Cercada de muralhas, todos já avisam que não é de nenhuma valia estar com carro na cidade. E “é vero”. Prepare-se para estacionar e lembrar do automóvel só no dia de ir embora. Taormina é assim, para ser conhecida a pé e explorada em cada um de seus detalhes. O principal e mais antigo monumento é o Teatro Grego do século II d.C., no tempo dos romanos, cenário de eventos culturais. Possui um anfiteatro com área para orquestra, a qual foi transformada em uma arena para jogos dos gladiadores. De lá, é possível ter uma visão espetacular de toda a cidade histórica, com o vulcão Etna ao fundo, com a intrigante fumaça saindo de seu topo. Tudo isso arrematado por uma maravilhosa vista do mar Jônico, dando uma vista de tirar o fôlego“.

Abaixo, algumas fotos que falam por si mesmas desta linda cidade fundada pelos gregos quatro séculos antes de Cristo (no fim, curta um lindo vídeo):

Informações e vendas: Transamérica Turismo (82-21217373)